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Pronunciamento do Senador Eduardo Matarazzo Suplicy, acerca da fusão entre as empresas Citrosuco e Citrovita

20/05/2010
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT ? SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revis?o do orador.) ? Sr. Presidente, gostaria de expressar a minha preocupa??o com a evolu??o das ind?strias de suco no Brasil, pois hoje h?, no Valor Econ?mico, a seguinte not?cia:

Sobreviv?ncia move fus?o entre Citrosuco e Citrovita

O seleto grupo das "cinco Cs", que consolidou seu dom?nio sobre as exporta?es mundiais de suco de laranja na d?cada de 90, foi reduzido a apenas tr?s. A Cargill j? havia sa?do desse mercado no Brasil em 2004, e na sexta-feira os grupos Votorantim e Fischer confirmaram as expectativas e anunciaram a fus?o das opera?es no segmento, onde atuam por meio de Citrovita e Citrosuco, respectivamente.

Mais do que uma estrat?gia de ataque para eventuais expans?es, o neg?cio pode ser encarado como um movimento defensivo, tendo em vista a tend?ncia de concentra??o na distribui??o e no varejo, a retra??o da demanda internacional pelo produto, o aumento dos custos de transporte e as dificuldades em garantir a expans?o da oferta de mat?ria-prima de qualidade, seja atrav?s de investimentos em fazendas pr?prias ou com fornecedores terceirizados.

Juntas, Citrosuco e Citrovita ter?o faturamento total da ordem de R$2 bilh?es e assumir?o a lideran?a do segmento, posto h? d?cadas ocupado pela Cutrale. Como a rival e a Louis Dreyfus ? que no passado incorporou a Coinbra, que completava o time das "cinco Cs", e segue no mercado ?, a joint venture resultante da uni?o de Votorantim e Fischer, cujo controle ser? dividido em partes iguais, ter? opera?es concentradas em S?o Paulo, que re?ne o maior parque citr?cola do planeta, e um bra?o operacional na Fl?rida, segundo maior polo global do segmento.

No total, s?o 64 mil hectares de pomares pr?prios de laranja, 2,5 mil fornecedores independentes, 6 mil colaboradores ? n?mero que pode chegar a 10 mil em per?odo de safra ?, sete unidades de processamento (uma das quais no Estado americano), oito terminais portu?rios (dois no Brasil e seis no exterior) e oito navios (cinco pr?prios e tr?s afretados). A nova companhia ser? presidida por Tales Lemos Cubero, presidente da Citrosuco. O presidente da Citrovita, Mario Bavaresco Junior, ser? diretor-geral, e o conselho ser? dividido em n?mero igual de cadeiras.

As explica?es de Citrosuco e Citrovita param por a?, pela discri??o que marca a estrat?gia de comunica??o de ambas e porque o neg?cio, que dever? ser conclu?do em um prazo de nove meses, depende da aprova??o do Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica (Cade). Mas, no mercado, causas e efeitos da integra??o s?o mais ou menos conhecidos h? tempos.

?N?o ? surpresa. O fen?meno da consolida??o ? universal e pode ser observado em v?rios setores", afirma Christian Lohbauer, presidente da Associa??o Nacional dos Fabricantes de Sucos C?tricos (CitrusBR), criada em junho de 2009 por Cutrale, Citrosuco, Citrovita e Louis Dreyfus. O segmento de suco de laranja, lembra, ? pioneiro em concentra??o, e o caminho ? uma rea??o a fus?es e aquisi?es que marcaram os elos posteriores da cadeia.

Lohbauer nota que, da mesma forma que o n?mero de grandes ind?strias exportadoras de suco agora cair? para tr?s, ante as duas dezenas da virada dos anos 80 para os 90, o n?mero de redes varejistas em mercados importantes como Alemanha, Inglaterra e Fran?a hoje tamb?m n?o passa de tr?s por pa?s. Na Europa, que absorve 70% das exporta?es brasileiras, tamb?m n?o h? mais de 15 distribuidores que compram e engarrafam o produto oriundo do Brasil que chegar? ?s g?ndolas europeias. O Brasil domina mais de 80% da soma entre as exporta?es globais do suco congelado e concentrado (FCOJ) e n?o concentrado (NFC), que ganha espa?o desde 2003.

A mesma linha de racioc?nio justifica os temores dos produtores independentes de S?o Paulo e de parte de Minas Gerais que fornecem laranja para as empresas, reduzidos, em alguns c?lculos, a menos de 10 mil. Por press?o de parte desses citricultores, as quatro grandes ind?strias s?o investigadas pelas autoridades antitruste por uma suposta forma??o de cartel ? ou oligops?nio, j? que a acusa??o ? de combina??o de pre?os na aquisi??o da fruta dos fornecedores.

As rusgas na cadeia produtiva tamb?m motivam um processo na Justi?a, que ainda n?o foi a julgamento, para obrigar as ind?strias a arcar com os custos da colheita mesmo em propriedades de fornecedores terceirizados. H? outras dezenas de processos judiciais que op?em, em casos individuais ou coletivos, citricultores e ind?strias de suco. As empresas j? cobrem pelo menos 30% da demanda pela fruta com a oferta de fazendas pr?prias ? na Citrovita, o percentual chega a 60%, conforme fontes do segmento. Outros 30% s?o cobertos pelos fornecedores independentes, e o quinh?o restante pode ser obtido no mercado spot.

Conforme especialistas, a uni?o tem potencial, pelas sinergias vis?veis, para tornar as opera?es da Citrovita lucrativas, coisa que n?o s?o, e para tranquilizar a Citrosuco no que se refere ao quadro sucess?rio, como adiantou o Valor em mar?o ao noticiar que as conversa?es para a fus?o entre ambas avan?avam.

A Citrosuco foi fundada em 1963 por Carl Fischer, ?inimigo ?ntimo? de Jos? Cutrale, fundador da rival que faleceu no fim de 2004. Com a morte do pioneiro, os neg?cios passaram a ser conduzidos por seu filho Carlos Guilherme Eduardo Fischer, que tamb?m faleceu. Mulher forte da empresa desde ent?o, Maria do Ros?rio Fischer, vi?va de Carlos Guilherme, tem quatro filhas. E uma delas ? casada com Ricardo Erm?rio de Moraes, um dos herdeiros da Votorantin. Moraes j? foi executivo da Citrosuco, mas se afastou, em parte, pelas quest?es concorrenciais.

Similares na superf?cie, as estrat?gias de Citrosuco e Citrovita guardam diferen?as importantes que, ao emergirem, ajudam a explicar a l?gica da fus?o confirmada na sexta-feira.

Fundada em 1963, a Citrosuco, como a rival Cutrale, ? conhecida pelas turbul?ncias no relacionamento com seus fornecedores terceirizados de laranja e pelo esfor?o em economizar e/ou ganhar em todas as etapas da produ??o, incluindo um bra?o forte na log?stica de transporte e na distribui??o dos produtos nos mercados de destino do suco.

Criada em 1989 pela Votorantim, a Citrovita aposta mais na produ??o pr?pria e nas parcerias com grandes fornecedores independentes. Ao contr?rio da Citrosuco ? e das concorrentes Cutrale e Louis Dreyfus ?, n?o tem f?brica nos EUA e n?o produz o suco n?o concentrado (NFC), justamente a frente que preserva algum aumento de demanda no mercado internacional, j? que o consumo do tradicional suco congelado e concentrado derrapa com o incremento de bebidas alternativas mais baratas, como n?ctares e refrescos.

Analistas t?m dificuldades em afirmar se esses diferenciais s?o os respons?veis pelos sucessivos preju?zos da empresa, mas n?o t?m d?vidas de que, integrados ? Citrosuco, poder?o conferir uma nova din?mica ? vice-l?der que ficar? com o cetro da Cutrale. At? porque a Citrovita tem unidades industriais novas e um corpo de executivos invejado, parte dele composto por ex-funcion?rios da americana Cargill, que, em 2004, vendeu seus ativos na ?rea para Cutrale e Citrosuco e saiu da atividade no pa?s.

O parque produtivo do segmento ? concentrado em S?o Paulo. No total, s?o 14 f?bricas no Estado. A Cutrale tem cinco, Citrosuco conta com tr?s (Mat?o, Limeira e Bebedouro), tr?s da Citrovita (Mat?o, Catanduva e Araras), e as tr?s restantes s?o da Dreyfus. Para alguns analistas, s?o muitas unidades para pouca demanda.

Apesar de Citrosuco e Citrovita afirmarem que assumir?o a lideran?a do segmento de suco de laranja no Brasil e no mundo com a fus?o, a Cutrale ainda ocupou o topo do ranking das maiores exportadoras de suco do pa?s em 2009.

Segundo a Secex, os embarques totais da empresa, entre suco concentrado, n?o concentrado e subprodutos, renderam US$673,3 milh?es no ano, 22% menos que em 2008. Puxados por suco e derivados, os embarques da Fischer Com?rcio, Ind?stria e Agricultura, dona da Citrosuco, renderam US$551,1 milh?es, alta de 135,2%. No caso da Citrovita, foram US$125,2 milh?es retra??o de 26,1%. Apesar da demanda est?vel, problemas clim?ticos em S?o Paulo e na Fl?rida em 2009 motivaram a rea??o das cota?es do suco no mercado externo. Na bolsa de Nova York, os contratos futuros acumularam valoriza??o de quase 50% nos ?ltimos 12 meses? Ora, Sr. Presidente, ? importante que haja da parte da Secretaria de Direito Econ?mico e do Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica aten??o para esse passo em dire??o a maior concentra??o na produ??o de suco de laranja no Brasil.

A Associa??o dos Produtores de laranja vem, h? muitos anos, manifestando a sua preocupa??o com esse processo de concentra??o cada vez mais din?mico, que muitas vezes causa preju?zos s?rios aos produtores de laranja e aos trabalhadores na colheita da laranja ? na produ??o e na colheita da laranja.

Portanto, ? importante que o Cade tenha aten??o. Mas h? outra preocupa??o, Sr. Presidente: verificou-se que diversos conselheiros do Cade presentemente ? salvo engano, tr?s ? est?o impedidos de debater e discutir o caso da concentra??o da ?rea de suco de laranja, exatamente por terem tido algum relacionamento com essas empresas ou as suas institui?es. Assim, ? preciso que o Governo do Presidente Lula tamb?m esteja atento para essa quest?o. O Cade precisa funcionar com pessoas que sejam efetivamente independentes para exame de um dos principais setores da agricultura brasileira, que ? justamente o da produ??o da laranja e, depois, na sua fase de industrializa??o, do suco de laranja.

Ent?o, ? importante que os Ministros respons?veis pela Secretaria de Defesa Econ?mica, bem como, no caso, o Ministro Guido Mantega e o Ministro da Justi?a, Luiz Carlos Barreto, estejam atentos, pois ambas as institui?es ? a Secretaria de Direito Econ?mico e o Cade ? precisam, efetivamente, ser compostas por pessoas que tenham independ?ncia e isen??o para analisar esse processo e suas consequ?ncias.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Pronunciamento 17/05/2010

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