- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Cartel da laranja expulsou do campo 20 mil produtores, dizem citricultores

28/05/2010
Jornal Hora do Povo (07 a 11 de Maio-Jornal Impresso)
Em conluio a Cutrale, Louis Dreyfus, Citrosuco e a Citrovita pagam ao produtor do interior de S?o Paulo valores 40% abaixo do pre?o de mercado

O ex-produtor de suco de laranja, Dino Toffini, denunciou em audi?ncia na Assembl?ia Legislativa de S?o Paulo forma??o de cartel no setor. De acordo com as den?ncias de Toffini, o cartel ? formado pela Cutrale, Citrosuco (do grupo Fischer), Citrovita (do grupo Votorantim), Louis Dreyfus e CTM (sua antiga empresa, vendida ? Cargill).

?A id?ia foi de Jos? Lu?s Cutrale (s?cio-propriet?rio da Cutrale) no in?cio da d?cada de 90?, afirma Dino. Segundo ele, ?a ind?stria que come?a a moer marca o pre?o, fixa o pre?o de entrada. As outras acompanham ou n?o.

Geralmente ? o Z? Cutrale que d? o tom. A manipula??o da oferta e da demanda ? o que motiva o cartel. Eles controlam a oferta e a demanda mundial?.

O presidente da Associa??o Brasileira de Citricultores (Associtrus), Fl?vio Viegas, confirmou a atua??o do cartel e os preju?zos sofridos pelos citricultores. ?Mais de 20 mil citricultores foram exclu?dos da atividade por conta da atua??o do cartel. Aguardamos pela conclus?o das investiga?es que correm na SDE?, disse Viegas completando: ?Tamb?m perdemos 80 milh?es de p?s de laranja?. Al?m disso, de acordo com Viegas, os produtores que sobreviveram ? a??o do cartel ?perderam seus patrim?nios, perderam seus pomares, perderam suas propriedades, e est?o, na maioria, endividados. Estimamos que a d?vida supere R$ 1 bilh?o?.

O cartel formado pelas ind?strias de suco de laranja ? alvo de investiga?es do Minist?rio P?blico e da Pol?cia Federal desde 2006. O Brasil ? o maior produtor de suco concentrado de laranja do mundo, sendo que a maior parte do suco produzido no pa?s ? exportada para os Estados Unidos e Europa.

O advogado Bruno Vasconcelos e Souza, que defende Toffini, declarou ? revista ?Dinheiro Rural? que o cartel tem como objetivo jogar o ?nus sobre o produtor, e assim permitir ?s empresas a compra de laranja pelo pre?o que o cartel determinasse. ?O problema foi t?o s?rio que matou a citricultura paulista?, declarou Souza. De acordo com a reportagem da revista, os produtores de laranja do interior de S?o Paulo h? anos reclamam dos valores pagos pela produ??o. ?Ou voc? vende para eles ou perde o que produziu?, disse ? ?Dinheiro Rural? um produtor de It?polis, que pediu anonimato. Ele revelou que o pre?o praticado pelo cartel chega a ser 40% abaixo do valor de mercado, o que inviabiliza a atividade.

Como conseq??ncia da a??o do cartel, muitos produtores abandonaram o cultivo da laranja, sendo obrigados a vender suas terras ?s ind?strias. Apenas a Cutrale conta com 30 fazendas nos estados de S?o Paulo e Minas Gerais. Al?m disso, a empresa ? acusada de grilar terras da Uni?o. Em 2005, o Incra notificou a Cutrale sobre uma de suas fazendas, em Borebi (SP), que est? na ?rea pertencente ? Uni?o. ?Est?o desestruturando a citricultura e ningu?m faz nada?, disse Paulo Ricardo Machado, ex-diretor da Louis Dreyfus, que participou de algumas reuni?es do cartel.

Al?m de sofrer com a a??o do cartel, os pequenos produtores acumulam d?vidas que podem inviabilizar suas atividades. O presidente da Associtrus estima que 90% dos produtores enfrentam problemas para rolar suas d?vidas. ?N?o queremos perd?o. S? queremos prazo maior?, disse Viegas, que pediu ao governo federal alongamento dos prazos.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 366
Total: 3.920.603
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/