- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


O binmio concentrao e verticalizao

07/06/2010
A verticaliza??o que ocorreu na industria de suco de laranja nas d?cadas de 70 e 80 implicou na mudan?a do modelo de produ??o baseado nos pequenos e m?dios produtores, que dinamizavam a economia dos munic?pios citr?colas. Nota publicada em 5/5/2005 destaca: ?Um grupo de 14 munic?pios se destaca na agropecu?ria ao gerar, em conjunto, 5% do total de valor adicionado pelo setor agropecu?rio em 2002. Dez deles s?o do interior paulista e produzem laranja, segundo dados divulgados quarta-feira, 4 de maio, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE).

O campe?o em gerar riqueza no setor ? It?polis (SP), que responde por 0,6% do valor agregado na agropecu?ria. Em seguida v?m Mogi-Gua?u, Casa Branca, Itapetininga, Bebedouro, Barretos e Ol?mpia, todos eles paulistas. Al?m desses, tamb?m est?o na lista dos 14 mais tr?s munic?pios de S?o Paulo que cultivam a laranja: Tamba?, Limeira e Pirassununga.?

Essa gera??o de riqueza foi destru?da pela mudan?a de modelo; cerca de 190 mil ha. de pomares de produtores independentes foram eliminados na regi?o citr?cola desestabilizando a economia desses munic?pios.

O modelo adotado pela ind?stria e implementado na nova regi?o citr?cola no sudoeste de S?o Paulo imp?e pesados ?nus econ?micos e sociais a esses munic?pios, ao reduzir o seu relacionamento com o munic?pio como local de abrigo dos colhedores de laranja- ?b?ias-frias? trazidos por ocasi?o da safra e em n?mero que aumenta significativamente a popula??o, produzindo os problemas decorrentes deste tipo de ocorr?ncia.

A verticaliza??o implicou no aumento do poder de barganha da ind?stria, da assimetria das informa?es e do poder organizacional, atrav?s da capacidade de aumentar ou diminuir o n?mero e a dura??o dos contratos com os fornecedores independentes.

As ind?strias argumentam que a verticaliza??o ? necess?ria para assegurar a mat?ria-prima a pre?os razo?veis.

Em sua tese, Ana Claudia Vieira (2003) nega esse argumento:

?... a verticaliza??o da produ??o no setor citr?cola n?o se justifica se fossem considerados alguns fatores. O primeiro ? a estrutura oligops?nica, com poucas empresas processadoras e um grande n?mero de fornecedores de laranja. Ou seja os fornecedores n?o formam um grupo fechado e poderoso, que pode controlar a oferta da mat?ria prima, mas ao contr?rio, o grupo mais fechado ? o formado pelas empresas , que caracterizam um oligop?lio concentrado. Esta estrutura enfraquece o argumento de que a industria tenha buscado seguran?a no fornecimento de mat?ria-prima, como ? levantado por alguns autores que estudam o complexo citr?cola.?

A fragilidade desse argumento ? refor?ada pelo fato de que sempre houve oferta que garantisse fluxos est?veis de fornecimento ? ind?stria e esses fluxos seriam mantidos se os pre?os estivessem sendo mantidos em n?veis adequados.

Os investimentos nos pomares pr?prios e os riscos da atividade, agravados pelas doen?as e pragas, n?o seriam um incentivo para entrar numa atividade onde os produtores independentes sempre propiciaram fluxos est?veis de fornecimento, caso o objetivo fosse apenas garantir mat?ria-prima. ?Por?m, ...assinala Ana Claudia Vieira(2003), esses custos de implanta??o do pomar podem at? n?o ter pesado tanto, considerando que as empresas possuem recursos de poder que facilitaram a compra de terras e o plantio, e considerando tamb?m que elas poderiam ter outros objetivos al?m de garantir parte do processamento.?

Uma das vantagem de ter pomares pr?prios vem mais da flexibilidade que a empresa adquire para comprar maior ou menor quantidade dos fornecedores, e principalmente ?d? um f?lego na negocia??o?. Quando a ind?stria tem produ??o pr?pria, ela pode retardar a compra para impor o pre?o da mat?ria-prima. Assim, os pre?os ?razo?veis? s?o decorr?ncia do poder de barganha que a concentra??o e a verticaliza??o d?o ?s ind?strias e n?o da redu??o dos custos de transa??o, nem da economia de escala, nem das sinergias.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1306
Total: 3.911.298
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/