- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Associtrus acompanha mtodo ecolgico de recuperao de pomar com amarelinho

13/11/2005
Projeto do agr?nomo Ant?nio Tubelis, professor aposentado da Unesp, objetiva treinar produtores de laranja com a nova tecnologia.

A Associtrus est? acompanhando o Programa de Recupera??o de Pomares de Laranja com ?Amarelinho?, desenvolvido pelo agr?nomo Ant?nio Tubelis, professor titular aposentado da Unesp. ?O amarelinho ? um dos problemas mais s?rios enfrentados pela citricultura na regi?o norte do estado. Ele afeta os pomares de forma agressiva e diminui significativamente a produ??o, desestimulando o produtor. A Associtrus est? interessada na busca por solu?es para este e outros problemas que afetam diretamente a citricultura. O professor Tubelis nos procurou e a Associtrus far? de tudo para viabilizar esse novo m?todo eficaz?, diz Fl?vio Viegas, presidente da entidade.

H? dois anos e meio, Tubelis desenvolve o m?todo em Bebedouro, num pomar condenado pelo Amarelinho, praga que atinge seis em cada dez plantas no munic?pio. ?Desde 2003, monitoramos este pomar em Bebedouro. Percebemos melhoria significativa nas plantas, o que demonstra que o m?todo funciona e que ? capaz de recuperar a produtividade das laranjeiras?, diz o professor Tubelis.

O novo m?todo ecol?gico de cultivo consiste em eliminar gradativamente os bloqueios que ocorrem no ecossistema do laranjal que impedem o crescimento e a produ??o das plantas. ?H? bloqueios f?sicos, qu?micos, de microorganismos e fisiol?gicos. ? medida que os bloqueios foram eliminados, melhorou o aspecto da copa e a produ??o das plantas. Inicialmente, ocorreu um aumento de 30% na produ??o da planta. Houve diminui??o na intensidade das manchas clor?ticas nas folhas adultas e, posteriormente, constatou-se que as folhas novas aumentavam de tamanho e n?o apresentavam sintomas do amarelinho?, constata Tubelis.

O m?todo ecol?gico ? mais barato que o tradicional e exige menos m?o-de-obra e uso de defensivos. ?Conseguimos aumentar em pelo menos 1/3 a vida da planta, que atualmente ? de 13 anos, e a deixamos mais resistente a outras pragas e doen?as. O ideal ? conseguirmos eliminar os bloqueios do pomar antes do plantio para que a laranjeira cres?a saud?vel, sem riscos de contrair doen?as. Inicialmente iremos trabalhar com os associados da Associtrus e, depois que atendermos esses produtores, a pr?pria Associtrus ir? se responsabilizar por cadastrar os demais interessados e divulgar o m?todo?, finaliza Tubelis.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 742
Total: 3.918.184
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/