- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Lideranças pressionam pela criação do Consecitrus

29/06/2010

Um dos objetivos do conselho ? criar regras para a forma??o de pre?os

Lideran?as do setor da laranja t?m pressa para que seja criado ainda este ano o Consecitrus, um conselho que estabeleceria regras de comercializa??o na cadeia produtiva.

O assunto foi discutido nesta segunda, dia 28, durante um encontro entre produtores, ind?strias e governo, na capital paulista.

O Consecitrus deve ser parecido com o conselho que existe no setor da cana. Um dos objetivos ? criar regras para a forma??o de pre?os.

No modelo atual, os produtores negociam individualmente com as ind?strias e acertam o valor a ser recebido. Os especialistas acreditam que este ? um sistema muito inst?vel e que precisa ser mudado. ? O pre?o est? muito vol?til, temos que resolver isso e formatar conversas neste sentido ? disse a pesquisadora Margarete Boteon, do Cepea.

Um bom exemplo desta volatilidade de pre?os ? que, no mesmo per?odo do ano passado, o citricultor estava recebendo R$ 4 pela caixa.

 Atualmente, o pre?o chega a R$ 15. Christian Lohbauer, presidente da CitrusBR, que representa as maiores exportadoras de suco do Brasil, est? otimista em rela??o ao conselho que deve regulamentar o setor. ? A cria??o da Consecitrus ? um processo em andamento, mas tem que sair at? o fim do semestre ? defende Lohbauer.

A inten??o dos exportadores ? chegar a um acordo ainda este ano, antes das elei?es. Isso porque o governo de S?o Paulo vem atuando como intermedi?rio nas negocia?es do setor.

A diretora do Instituto de Economia Agr?cola (IEA), Valqu?ria da Silva, que representou o governo de SP na reuni?o, confirma a disposi??o do Estado em colaborar. ? ? importante a presen?a do Estado at? para balizar e gerenciar os conflitos.

O setor vinha de um per?odo de atrito e conflito, mas agora h? disposi??o para um acordo e isso ? bom. Ainda ? cedo para dizer se h? consenso.

Certo mesmo ? que h? muito a ser discutido at? que o setor encontre um caminho que seja vi?vel tanto para a ind?stria quanto para o produtor ? disse Valqu?ria.

O representante de Associa??o de Citricultores da Regi?o de Limeira (Alicitrus), Paulo Celso Biasioli, acredita que os produtores precisam se unir ? ind?stria para que a citricultura brasileira continue forte l? fora. ? Para que o Brasil se mantenha na lideran?a do setor de exporta??o de suco de laranja, ? preciso que haja uma aproxima??o com objetivos comuns ? avaliou Celso Biasioli.

Fonte: CANAL RURAL Marco Moraes | S?o Paulo (SP)


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 548
Total: 3.922.117
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/