- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Novo modelo para pacto com indústria divide citricultores

29/06/2010

A cria??o do "Consecitrus" poder? levar mais tempo para sair do papel do que se imaginava. Se j? n?o era um tipo de entendimento aprovado efusivamente pelas grandes ind?strias paulistas exportadoras de suco de laranja, diverg?ncias entre os pr?prios citricultores dever?o alongar ainda mais as discuss?es.

Segue na prancheta, assim, o projeto de cria??o de um conselho com representantes dos dois lados para o estabelecimento de mecanismos que norteiem a forma??o dos pre?os de fornecimento da fruta para a fabrica??o da bebida, a exemplo do que acontece na cana (Consecana).

A Associa??o Brasileira dos Citricultores (Associtrus), na pessoa de seu presidente, Flavio Viegas, defende que a cria??o do Consecitrus esteja associada ao pagamento, por parte das ind?strias, de uma indeniza??o aos produtores.

Seria um valor adicional ? poss?vel multa que as ind?strias teriam que pagar ao governo caso a suspeita de pr?tica de cartel seja confirmada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica (Cade). "O Consecitrus ? necess?rio, mas n?o ? suficiente.

Aliado a ele ? necess?rio que seja paga a indeniza??o, independentemente de um acordo que venha a ser fechado com o Cade.

Essa indeniza??o ? referente aos anos de perdas que os citricultores tiveram", diz Viegas.

Outra vertente dos produtores, no entanto, defende uma estrat?gia diferente.

Segundo o diretor do departamento de citricultura da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Gast?o Crocco, o pagamento das indeniza?es n?o precisa estar relacionado com a cria??o do Consecitrus. "Precisamos colocar prioridade nas negocia?es e o Consecitrus ? algo menos pol?mico para come?armos a negociar com as ind?strias.

 Precisamos avan?ar aos poucos", acredita Crocco.

A SRB est? entrando agora nas negocia?es.

Ontem, a entidade fez em sua sede, em S?o Paulo, a primeira reuni?o com todo o setor, colocando em uma mesma sala a Associtrus, ind?strias e representantes de entidades dos dois lados.

 E ? com essa segunda vertente de produtores que as ind?strias est?o mais pr?ximas. Segundo Carlos Viacava, diretor corporativo da Cutrale, as empresas de suco de laranja est?o dispostas a avan?ar com o Consecitrus. "E n?s [Cutrale] somos os maiores defensores", diz. "Os produtores t?m que decidir a estrat?gia que julgam mais inteligente.

Avan?ar com as negocia?es ou condicion?-la ao pagamento de uma indeniza??o. Uma coisa n?o depende necessariamente da outra", afirma o presidente da Associa??o Nacional dos Exportadores de Sucos C?tricos (CitrusBR), Christian Lohbauer.

Fonte: Valor Econ?mico


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 324
Total: 3.920.561
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/