- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Carta enviada pelo presidente da Associtrus, Flávio Viegas, ao ministro da agricultura, Wagner Rossi.

01/07/2010

S?o Jos? do Rio Preto, 1?. de julho de 2010

Senhor Ministro da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento, Doutor Wagner Gon?alves Rossi.

Como ? de seu conhecimento, a citricultura vem sofrendo enormes perdas em decorr?ncia de uma excessiva concentra??o e verticaliza??o do setor industrial, o que acarretou a expuls?o de mais de vinte mil citricultores e outros tantos sair?o do setor nos pr?ximos anos, por n?o terem tido condi??o de renovar seus pomares e por terem acumulado enormes d?vidas, pois os pre?os pagos pela ind?stria n?o cobriram sequer os desembolsos exigidos pela cultura.

Mesmo com uma eventual recupera??o dos pre?os e com a implanta??o de um Consecitrus, como o preconizado pela Associtrus, os pomares, depauperados pela incapacidade financeira dos citricultores de assegurar os tratos culturais necess?rios ao longo dos ?ltimos anos, n?o ter?o a produtividade suficiente para assegurar a renda que cobriria as d?vidas acumuladas e os investimentos necess?rios para a renova??o dos pomares.

A ind?stria, que ao longo de todos estes anos se negou a dialogar com o produtor, tem feito um enorme investimento de m?dia para criar uma imagem de mudan?a que n?o corresponde ? realidade.

O ?consecitrus?, baseado em informa?es unilaterais e sem possibilidade de verifica??o,proposto por ela n?o tem nada a ver com o Consecitrus proposto pela Associtrus e queremos alert?-lo de que as negocia?es que est?o sendo conduzidas atualmente constituem uma manobra diversionista para conseguir do CADE um TCC que, se aprovado, vai tirar do citricultor todo o poder de negocia??o.

Preocupa-nos, tamb?m, a continuidade do processo de concentra??o com a fus?o anunciada da Citrosuco com a Citrovita e a assimetria de informa?es no setor que aumenta ainda mais o poder de mercado das ind?strias. Causa-nos tamb?m enorme preocupa??o a quest?o fito-sanit?ria da citricultura, o avan?o do ?greening?, da CVC, do cancro c?trico, doen?as que, entre outras, amea?am o futuro da citricultura.

Em particular, preocupa-nos a libera??o da importa??o de laranjas da Argentina, que, al?m de criar um aumento indesej?vel da oferta, traz o risco de introduzir a cancrose B na nossa citricultura. Solicitamos ao Senhor Ministro:

? A renegocia??o das d?vidas dos produtores de acordo com a proposta por n?s j? enviada ao Minist?rio da Agricultura, cuja c?pia vai anexa.

? Financiamento em condi?es especiais para a renova??o dos pomares dos pequenos e m?dios produtores.

? Atua??o pol?tica para pressionar a ind?stria a que, antes de assinar um TCC com o CADE, assine um ?TCC? com os citricultores, assegurando o verdadeiro Consecitrus e uma indeniza??o aos produtores.

? Desest?mulo ? verticaliza??o e ? concentra??o do setor, em particular ? fus?o proposta entre as ind?strias.

? Reorganiza??o com o as autoridades estaduais do sistema de defesa fito-sanit?ria, evitando a entrada de laranjas, mudas ou sementes de pa?ses onde grassam doen?as que ainda n?o foram introduzidas no nosso pa?s.

Estas s?o, Senhor Ministro, as principais reivindica?es de uma grande lista que pretendemos trabalhar em conjunto com o seu Minist?rio. Esperando contar com seu apoio,

Atenciosamente, Fl?vio de Carvalho Pinto Viegas Presidente Diretor do DEAGRO da FIESP Membro do COSAG da FIESP Ex-presidente e membro da C?mara Setorial da Cadeia Produtiva da Citricultura do MAPA


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 537
Total: 3.922.106
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/