- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


O Clima e a Citricultura

05/07/2010
O fen?meno La Ni?a indica inverno mais seco e chuvas tardias o que poder? acarretar perda de peso da laranja nesta safra e queda de produ??o na pr?xima safra.

Clima: proje?es para a safra ver?o 2011 confirmam um novo epis?dio La Ni?a

Aten??o! Est? confirmado. Vem a? um novo epis?dio do fen?meno La Ni?a!

Depois de um per?odo de aproximadamente 01 (um) ano com ?guas aquecidas (El Ni?o), desde junho se observa um processo de resfriamento das ?guas do Oceano Pac?fico equatorial, indicando o retorno do fen?meno La Ni?a e altera?es no clima j? na pr?xima Primavera. O resfriamento das ?guas do Oceano Pac?fico equatorial deve aumentar gradualmente no decorrer deste inverno, com o La Ni?a totalmente configurado durante a Primavera e permanecendo durante o ver?o 2011. A previs?o ? de um epis?dio de intensidade moderada a forte e deve durar pelo menos at? o outono de 2011 (ver gr?fico abaixo).

Lembrando ainda que o ?ltimo La Ni?a ocorreu no Ver?o 2007/2008. Por?m, dadas as caracter?sticas como intensidade, rapidez na forma??o e provavelmente dura??o, o epis?dio deste ano est? muito semelhante com o observado no segundo semestre de 1998 e ver?o 1999.

A linha preta do gr?fico acima apresenta o comportamento mensal da anomalia da temperatura da superf?cie do mar (?C) observado no per?odo de Jul/09 a Jun/2010. Enquanto a linha na cor AZUL representa a previs?o mensal da anomalia da temperatura da superf?cie do mar (?C) para o per?odo de julho de 2010 a mar?o de 2011. Observar que a previs?o indica um per?odo de anomalias negativas, o que caracteriza o fen?meno La Ni?a (Fonte: NWS/NCEP/NOAA).

Veja abaixo os principais impactos da La Ni?a para o segundo semestre de 2010 e ver?o 2011: SOJA: Para a lavoura de soja do Brasil o Fen?meno La Ni?a tem dois impactos bem caracterizados: Primeiro atrasa o retorno das chuvas no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Enquanto para as lavouras do Sul do Brasil e tamb?m de Mato Grosso do Sul reduz a incid?ncia de chuva e aumenta o risco de estiagens regionalizadas no ver?o. Para a safra 2011, portanto, muda o cen?rio clim?tico, principalmente quando comparado com o observado na safra passada.

O retorno das chuvas este ano deve ocorrer somente no final de outubro e no decorrer de novembro, mesmo assim de forma muito irregular, o que deve implicar no atraso do plantio para as lavouras de Mato Grosso, Goi?s, Minas Gerais, Bahia, Piau?, Maranh?o e Tocantins. Durante o ver?o as chuvas nesses estados devem apresentar um comportamento m?dio, com o risco das chuvas se prolongarem at? abril e meados de maio.

J? as lavouras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran? e tamb?m de Mato Grosso do Sul n?o devem enfrentar grandes problemas na fase de plantio entre outubro e novembro, por?m devem considerar o risco de estiagem durante os meses de ver?o. Inclusive, a continuidade do La Ni?a remete para um outono tamb?m com chuvas abaixo da m?dia.

MILHO VER?O: Cen?rio clim?tico para a lavoura de milho ? muito semelhante ?s condi?es da lavoura de soja descritas acima. O risco aumenta principalmente para as lavouras do Sul do Brasil em fun??o das estiagens no ver?o. Por?m, para as lavouras do norte/noroeste do Rio Grande do Sul e do oeste de Santa Catarina que s?o implantadas mais cedo (em agosto) ainda podem se beneficiar das chuvas da primavera, podendo assim escapar do risco de estiagem que aumenta a partir de dezembro e durante o ver?o.

Para as lavouras de milho do Nordeste do Brasil, incluindo o Agreste e Sert?o Nordestino, a presen?a do La Ni?a num primeiro momento favorece para um bom per?odo de chuvas ("inverno nordestino") que vai de fevereiro a maio. No entanto, a qualidade do per?odo de chuvas ainda depende das condi?es do Oceano Atl?ntico, que no momento ainda n?o est?o definidas. De qualquer forma, o cen?rio clim?tico para 2011 ? bem melhor que o observado na safra deste ano.

ARROZ IRRIGADO: O fen?meno La Ni?a est? associado com chuvas abaixo da m?dia e per?odos de estiagens nas ?reas produtoras de arroz do Sul do Brasil. Por?m, considerando que vem de um per?odo chuvoso, com a maioria dos reservat?rios/barragens cheios e ainda tem as chuvas da primavera para completar n?vel, o indicativo do ver?o mais seco representa um cen?rio clim?tico mais favor?vel para a pr?xima safra de arroz do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Lembrando que o principal problema da safra passada foi o excesso de chuva da primavera, devido ao El Ni?o.

Al?m disso, a previs?o de redu??o das chuvas durante o inverno, com a incid?ncia de per?odos secos nas principais ?reas produtoras de arroz irrigado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina deve beneficiar o processo de drenagem e prepara??o do solo para o plantio, cujas atividades em grande parte se concentram nos meses de inverno, o que depois favorece o plantio que se inicia a partir de outubro.

ALGOD?O: O atraso no retorno das chuvas na primavera n?o deve representar grande problema na implanta??o da lavoura de algod?o (safra) de Mato Grosso e da Bahia, pois depois durante o ver?o prevalece o padr?o m?dio de chuvas o que n?o deve interferir no desenvolvimento das fases vegetativas. Por?m, importante considerar a possibilidade do per?odo de chuvas se prolonga at? abril e meados de maio de 2011, o que em tese favorece a lavoura de algod?o adensado/safrinha na fase vegetativa, mas por outro lado pode representar risco nas fases finais (abertura da pluma) e colheita. Portanto, em 2011 n?o deve se repetir o problema observado na safra passada, quando a falta de chuva em abril e maio acabou reduzindo o potencial de produ??o de algumas lavouras.

MILHO SAFRINHA: O fen?meno La Ni?a aumenta o risco para as lavouras do Paran?, Mato Grosso do Sul e de S?o Paulo, que enfrentam per?odo de escassez de chuva durante o outono, assim como, n?o d? para eliminar o risco de frio(geada) a partir de maio. J? para as lavouras de Milho Safrinha de Mato Grosso e Goi?s, o cen?rio clim?tico ? mais favor?vel, pois o per?odo de chuvas deve se prolongar at? abril e meados de maio de 2011. O cen?rio clim?tico para a lavoura do Milho Safrinha 2011 muda, portanto, em rela??o ao observado em 2010. O cen?rio ? mais favor?vel para as lavouras de Mato Grosso e Goi?s, enquanto pode apresentar problemas e aumentar o risco para as lavouras do Paran? e de Mato Grosso do Sul.

CANA-DE-A??CAR: O per?odo seco mais definido e longo que vem sendo observado em 2010, sem d?vida tem favorecido o corte e o processo de moagem da cana-de-a?car do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Por?m, como o per?odo seco est? bem mais cr?tico (severo) e considerando a possibilidade do atraso no retorno das chuvas da primavera, isso deve afetar no desenvolvimento das plantas novas e assim comprometer a produ??o da safra de 2011.

Ressaltando ainda, que em 2011 devido ? presen?a do La Ni?a, o per?odo de chuvas pode se prolongar at? abril e meados de maio, retardando assim o in?cio do corte/moagem.

CAF? e LARANJA: Neste ano (2010) o outono e o inverno mais secos e com temperaturas mais amenas, beneficiaram a finaliza??o e a qualidade da safra, assim como tem favorecido o processo de colheita. Por?m, como o per?odo seco est? bem mais cr?tico (severo) e considerando a possibilidade do atraso no retorno das chuvas, isso pode durante a primavera afetar no desenvolvimento das plantas e nas fases de floradas, comprometendo assim a produ??o da safra de 2011.

LEITE e CARNE: Requer aten??o, pois o per?odo seco este ano come?ou antes e deve se estender pelo menos at? outubro. Para o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil isso implica num per?odo maior de suplementa??o alimentar dos animais. Isso diferencia completamente do ano passado(2009) que teve um per?odo seco curto e com boa oferta de pastagem em praticamente todo ano. Essas condi?es devem influenciar diretamente na produ??o de leite e carne, com uma tend?ncia de aumento do custo de produ??o.

Nessas regi?es as condi?es de produ??o de regularizam com o retorno das chuvas no ver?o.

J? para o Sul do Brasil as condi?es clim?ticas v?o favor?veis at? a primavera deste ano.

Por?m, como o La Ni?a est? associado com escassez de chuvas no ver?o e podendo ainda se prolongar at? o outono de 2011, se pode esperar um cen?rio mais adverso para a produ??o de pastagem no pr?ximo ano, o que pode indiretamente afetar na produ??o de leite e carne dessa Regi?o.

LAVOURA DA ARGENTINA E DO PARAGUAI: Assim como para as lavouras de soja do Sul do Brasil, na Argentina e no Paraguai em per?odos de La Ni?a tamb?m se observa uma redu??o das chuvas e aumenta o risco de estiagens regionalizadas no ver?o. Para a safra 2011, portanto, muda o cen?rio clim?tico em rela??o ao observado na safra passada, diminuindo em tese o potencial de produ??o.

Para a fase de plantio das lavouras de ver?o entre outubro e novembro n?o devem enfrentar grandes problemas, pois a primavera mesmo com a presen?a do La Ni?a, ainda ? um per?odo de boas chuvas. Por?m, os produtores da Argentina devem considerar fortemente o risco de estiagem durante os meses de ver?o. Inclusive, a continuidade do La Ni?a remete para um outono tamb?m com chuvas abaixo da m?dia.

LAVOURA AMERICANA (safra 2010): Definidas (favoravelmente) as condi?es de plantio das lavouras de soja e milho, daqui para frente ?s preocupa?es se voltam para a ocorr?ncia e distribui??o das chuvas durante o ver?o Americano. De um modo geral se pode afirmar que as condi?es clim?ticas se mostram favor?veis para produ??o das lavouras do Meio-oeste dos Estados Unidos. A tend?ncia para este ver?o ? de uma condi??o m?dia, com eleva??o da temperatura e redu??o das chuvas. Cabe ressaltar apenas que, como ? tico do ver?o americano, este ano podem ocorrer alguns per?odos de estiagens regionalizadas, entre julho e agosto, principalmente nas ?reas produtoras localizadas mais a oeste, incluindo parte dos estados de Nebraska, Iowa, e Missouri. A previs?o da instala??o do La Ni?a para o outono (H.N.) est? associado com redu??o das chuvas, o que em tese deve favorecer o per?odo de colheita a partir de setembro.

ENERGIA: Per?odo seco mais longo nos reservat?rios do Sudeste e do Centro-Oeste significa uma menor oferta de energia no segundo semestre de 2010, o que implica na manuten??o da expectativa de eleva??o do pre?o da energia pelo menos at? o final do ano. Para 2011, com a presen?a do La Ni?a, o cen?rio muda primeiramente para as Bacias Hidrogr?ficas do Sul do Brasil, que a partir do ver?o entram em um per?odo de defici?ncia de chuva. Para as Bacias Hidrogr?ficas do Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, a previs?o ? de uma recupera??o dos n?veis com as chuvas do ver?o e do outono de 2011. O prolongamento do La Ni?a em 2011 ? que vai definir o n?vel de problemas e riscos do Sistema para o segundo semestre. Lembrando que em per?odos longos de La Ni?a (dura??o maior que um ano) o Sistema de Gera??o de Energia Hidrel?trica do Brasil apresenta defici?ncia.

Fonte: Somar Meteorologia (Paulo Etchichury)
Publicado: 02/07/2010

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 470
Total: 3.917.912
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/