- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Brasil e EUA concluem mais uma etapa nas negociações sobre suco de laranja

19/07/2010
Por Editor em 19/07/2010

Brasil e EUA concluem mais uma etapa nas negocia?es sobre suco de laranja: Brasil reclama na OMC contra a sobretaxa norte-americana no suco de laranja O Brasil e os Estados Unidos conclu?ram mais uma etapa de negocia?es na Organiza??o Mundial do Com?rcio (OMC) sobre a reclama??o brasileira contra a sobretaxa norte-americana no suco de laranja. A queixa do Brasil contou com o apoio da Argentina, da Uni?o Europeia, do Jap?o, da Coreia do Sul, da Tail?ndia, de Taiwan e do M?xico. Mas esta etapa de negocia?es ainda n?o ? a final. As negocia?es foram conclu?das no dia 16 de julho de 2010.

Para os negociadores do governo brasileiro, os norte-americanos distorcem o c?lculo feito para identifica??o do dumping. O Brasil questiona a utiliza??o, pelos Estados Unidos, da pr?tica do "zeramento" (zeroing) nas revis?es administrativas das referidas medidas antidumping ? com isso os norte-americanos excluem da margem de dumping as transa?es com pre?os de exporta??o superiores aos valores de venda no mercado interno do pa?s exportador.

A ?ltima audi?ncia durou dois dias. De acordo com o Itamaraty, o Brasil mostrou nas negocia?es que a pr?tica de "zeramento" ? incompat?vel com os diversos dispositivos do Acordo Antidumping da OMC e do Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Com?rcio (GATT 1994).

A pr?tica em curso, adotada pelos norte-americanos, prejudica as exporta?es do suco brasileiro. De acordo com dados recentes, nos ?ltimos anos, os embarques de suco de laranja do Brasil para os Estados Unidos t?m ca?do.

No ano passado, as exporta?es somaram cerca de US$ 181,7 milh?es, 46,9% menos que em 2007. E no primeiro semestre deste ano, os embarques foram 58,5% menores do que em igual per?odo de 2008.

FONTE
Ag?ncia Brasil
Renata Giraldi - Rep?rter
A?cio Amado - Edi??o

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 244
Total: 3.921.046
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/