- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Para João Sampaio, Consecitrus pode ser a solução para definir os preços

28/07/2010
Fonte: Valor Econ?mico - Alexandre Inacio, de S?o Paulo

Depois de um "pux?o de orelha" do secret?rio de Agricultura de S?o Paulo, Jo?o Sampaio, produtores de laranja e ind?strias processadoras finalmente decidiram iniciar a constru??o do Consecitrus - mecanismo para nortear a forma??o dos pre?os da fruta fornecida para a fabrica??o do suco, a exemplo do que acontece na cana (Consecana). Em reuni?o realizada ontem na capital paulista, foi acertado que h? consenso na cria??o do Consecitrus dos dois lados da cadeia: produtor e ind?stria. Ficou definido que problemas externos ? metodologia de forma??o de pre?os ser?o discutidos em seus respectivos f?runs.

Diante das diverg?ncias existentes entre os produtores ligados aos sindicatos rurais de S?o Paulo, a Federa??o de Agricultura paulista (Faesp) pediu um prazo maior para analisar o estatuto que est? sendo proposto. Segundo Sampaio, ainda existem muitas d?vidas sobre a ades?o ao sistema e sobre uma poss?vel renegocia??o de pre?os j? contratados.

"Ainda n?o h? um entendimento de que o Consecitrus ? volunt?rio, por exemplo. Por isso, uma nova convoca??o ser? feita para daqui duas ou tr?s semanas", disse o secret?rio. Ao ampliar o prazo da discuss?o, ele j? solicitou aos produtores que tragam para pr?xima reuni?o uma defini??o de par?metros para forma??o de pre?os definidos pelo pr?prios citricultores. O objetivo ? n?o ter uma ?nica metodologia de an?lise e discutir os par?metros juntamente com os apresentados pela ind?stria.

Apesar de as conversas n?o terem avan?ado de forma significativa, a expectativa ? de que o Consecitrus siga um modelo semelhante ao Consecana. A ideia ? que seja criada uma ?nica entidade que passe a representar os produtores no conselho, da mesma forma que j? existe uma associa??o que fala em nome das ind?strias.

Esse modelo, no entanto, n?o tem a aprova??o de todas as entidades de produtores. Isso porque, nos bastidores das conversas, Sociedade Rural Brasileira (SRB), Faesp e Associa??o Brasileira de Citricultores (Associtrus) teriam que eleger um ?nico representante, fato que, politicamente, reduziria o poder de uma ou todas as associa?es.

Como era previsto, a Associa??o Nacional dos Exportadores de Sucos C?tricos (CitrusBR) apresentou o m?todo de desconstru??o dos pre?os do suco de laranja. Dessa forma foi poss?vel ter ideia do peso que a laranja tem no custo total da ind?stria.

"A maior reivindica??o do setor produtivo dos ?ltimos anos est? na mesa de discuss?o. Sinto que agora existe uma boa vontade de todos, mas ainda n?o entramos na parte t?cnica da discuss?o", afirma Christian Lohbauer, presidente da CitrusBR.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 554
Total: 3.922.123
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/