- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Mercado interno eleva demanda por suco de laranja

04/08/2010
Valor Econ?mico
Autor: Alexandre Inacio

S?o Paulo - O consumo de suco de laranja no mercado interno brasileiro est? crescendo. Enquanto em 2005 apenas 3% da produ??o nacional de suco era consumida pelos brasileiros, quinta-feira (29), esse percentual est? pr?ximo de 10%. Mesmo com o volume exportado relativamente est?vel nos ?ltimos cinco anos, a demanda dom?stica pelo suco concentrado avan?ou de forma significativa.

Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicam que as exporta?es brasileiras de suco concentrado sa?ram de 1,34 milh?o de toneladas em 2004/05 para 1,32 milh?o de toneladas estimadas pela entidade em seu relat?rio de julho para a safra 2009/10. A queda de 1,5% nas vendas externas se op?e a um crescimento superior a 50% na demanda dom?stica. O consumo de suco concentrado no Brasil passou de 23 mil toneladas em 2005 para as atuais 35 mil toneladas.

Apesar de o crescimento relativo ser elevado, o volume de suco de laranja consumido no Brasil ainda ? baixo em compara??o a outros pa?ses. A R?ssia, por exemplo, consome 45 mil toneladas por ano, enquanto os chineses t?m uma demanda dom?stica de 59 mil toneladas. A expectativa de consultorias e empresas privadas, no entanto, ? que o consumo de suco concentrado e tamb?m de sucos prontos para beber devido ao aumento da renda da popula??o aumente no pa?s. As ind?strias processadoras estimam que o consumo de suco de laranja no Brasil triplicar? em cinco anos.

"As pessoas est?o sofisticando o consumo. O aumento da renda tem feito a popula??o elevar a qualidade do produto consumido, e a tend?ncia ? que haja um crescimento na demanda por sucos prontos para beber, incluindo o de laranja", afirma Maur?cio Mendes, diretor da AgraFNP.

Para o analista, esse aumento da demanda dom?stica por laranja vai mudar a rela??o existente entre produtores e ind?strias nos pr?ximos anos. Ele lembra que at? agora o mercado interno ficava com aquilo que sobrava das exporta?es. "Entramos em um momento que o mercado interno deixa de ser algo marginal e o Brasil passa a ser o maior cliente do Brasil para o suco de laranja", afirma Sampaio.

A demanda dom?stica de suco de laranja tende a ser ainda maior se for inclu?da na conta a laranja consumida in natura. Cerca de 30% da produ??o de 16,23 milh?es de toneladas da safra 2009/10 s?o de fruta in natura, que pode ser usada para a produ??o de suco em casa, por exemplo. Esse percentual se mant?m relativamente est?vel nos ?ltimos anos. Em 2005, era de 27% - 73% eram destinados para processamento da ind?stria.

Estimativas da Tetra Pak indicam que o consumo de sucos prontos no Brasil ser? multiplicado em mais de cinco vezes nos pr?ximos cinco a seis anos. No ano passado, o consumo no pa?s foi de 470 milh?es de litros e a expectativa ? de que atinja 2,5 bilh?es de litros em meados de 2015, segundo a fabricante sueca de embalagens.

"No Brasil, o consumo de suco de laranja a partir da fruta [in natura] ainda ? muito grande, mas as ind?strias avan?aram muito na parte tecnol?gica e conseguiram elevar a qualidade para esse sabor nos ?ltimos anos", diz Eduardo Eisler, vice-presidente de estrat?gias de neg?cios da Tetra Pak para Am?rica Latina e Mercosul.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 756
Total: 3.918.198
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/