- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Citricultores gaúchos abrem mercado para bergamota em SP

01/11/2005
Onze produtores da Associa??o Montenegrina de Fruticultores, de Montenegro, com o apoio da Emater/RS-Ascar e do Profruta/RS, realizaram uma experi?ncia pioneira de comercializa??o de bergamotas diretamente para lojas especializadas em frutas da capital paulista que atendem mercados de maior poder aquisitivo. Competindo no mercado de frutas finas, inclusive as c?tricas importadas do Uruguai, a aceita??o pelos consumidores foi muito boa devido ? qualidade do produto com sabor doce e colora??o forte, al?m de bem classificado e embalado, segundo informou o consultor de mercados Rodrigo Brigatti que atua junto a redes de supermercados em S?o Paulo e que esteve presente em Montenegro na reuni?o de avalia??o da safra realizada pela Associa??o Montenegrina nesta semana. Brigatti salientou ainda que a bergamota Montengrina ga?cha ocupa uma janela de mercado, substituindo as tangerinas paulistas que tem a safra entre os meses de mar?o a fim de agosto.

No encontro dos citricultores a avalia??o foi positiva. Desde o inicio do m?s de setembro o grupo enviou oito cargas, contabilizando 64 toneladas para a capital paulista e obtendo pre?os que variaram de R$ 1,00 a 1,50 por Kg, conforme a classifica??o.

O trabalho teve uma prepara??o desde julho a partir de um treinamento promovido pela Emater e Profruta/RS sobre comercializa??o, embalagens, rotulagem, classifica??o de tangerinas realizada em Montenegro. Para o assistente t?cnico estadual da Emater e coordenador do Profruta/RS, Paulo Lipp Jo?o, essa exporta??o para outros estados ? uma grande alternativa e necessidade para os produtores de bergamota do Vale do Ca? pois al?m de obter pre?os melhores, acima de 50% da comercializa??o no RS, tamb?m desafoga o mercado ga?cho mantendo melhores pre?os aos produtores locais.

Para o agr?nomo e produtor Jos? Stoffel, presidente da Associa??o e um dos 11 exportadores, explica que trabalhar para mercados de frutas finas exige maior cuidado na padroniza??o, beneficiamento e embalagens das frutas "Mas a aceita??o do produto foi excelente e pretendemos nos adequar melhor ?s exig?ncias desse novo mercado e ampliar o envio de mercadoria na pr?xima safra, inclusive testando outras variedades ga?chas" conclui Stoffel. Para o pr?ximo ano o grupo pretende adquirir uma m?quina mais moderna para classifica??o das frutas, qualificando ainda mais o produto.

Cr?dito: Governo do RS, 25 de outubro de 2005.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 319
Total: 3.920.556
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/