- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Cutrale e Louis Dreyfus juntam seu laranjal

13/08/2010
Fonte: Neg?cios e Finan?as

Onde hoje os ?rg?os antitruste enxergam um c?trico oligop?lio, dentro de alguns meses talvez passem a ver um duop?lio. Cutrale e Louis Dreyfus negociam a fus?o de seus ativos no mercado brasileiro de suco de laranja. O modelo sobre a mesa passa pela cria??o de uma joint venture. O grupo brasileiro dever? ficar com uma participa??o majorit?ria, proporcional ao maior porte das suas opera?es. As conversas entre as duas empresas come?aram h? cerca de quatro meses, n?o por coincid?ncia pouco antes de a Citrovita, do Votorantim, e a Citrosuco, do Grupo Fischer, anunciarem sua associa??o. Procuradas pelo RR - Neg?cios & Finan?as, Cutrale e Louis Dreyfus negaram a opera??o.

A Cutrale almeja recuperar o status de principal produtora nacional e maior exportadora mundial de suco de laranja. A Louis Dreyfus, por sua vez, precisa sair da encruzilhada em que ficou ap?s a fus?o entre Citrovita e Citrosuco. Respons?vel por 18% do suco processado no Brasil, bem menos da metade do volume alcan?ado pela nova empresa, o grupo franc?s perdeu poder de barganha tanto na compra da mat?ria prima como na exporta??o do concentrado e corre o risco de ter sua participa??o ainda mais dilu?da. Por esta raz?o, est? disposto a abrir m?o do controle de seus neg?cios no pa?s em nome de um projeto maior. Melhor ter um gomo de uma laranja cheia de suco do que ser dono sozinho do baga?o.

O que est? em disputa n?o ? apenas a lideran?a do mercado brasileiro, mas a supremacia no com?rcio internacional de suco de laranja. Juntas, Cutrale e Louis Dreyfus ter?o poder para destronar a Citrosuco e a Citrovita, transformando em ef?mero o reinado da dupla. Ambas chegar?o ? marca de US$ 900 milh?es em exporta?es o equivalente ? metade do volume vendido pelo pa?s, deixando a concorrente para tr?s, com cerca de US$ 700 milh?es. Ter?o mais de 30% das vendas mundiais, contra 25% da empresa rec?m-criada pelos Erm?rio de Moraes e os Fischer. Passar?o a responder por praticamente metade do processamento de suco de laranja no pa?s, ultrapassando, ainda que no photochart, Citrosuco e Citrovita, que ficaram com 45%. Tamb?m v?o superar o rival em n?mero de f?bricas: dez contra sete.

Em nome da lideran?a mundial do setor, a fam?lia Cutrale e os executivos da Louis Dreyfus v?o ter de enfrentar uma batalha pol?tica, notadamente contra os ?rg?os antitruste. O setor vem sendo alvo de uma ferrenha investiga??o sobre suposta forma??o de cartel. Uma nova fus?o vai acirrar ainda mais a contenda com as associa?es de produtores de laranja. Os citricultores t?m municiado a SDE com uma artilharia pesada de documentos e informa?es com o objetivo de provar que as ind?strias do setor combinam pre?os para a compra da mat?ria-prima.

? sintom?tico que, h? pouco mais de tr?s meses, a Cutrale tenha convocado um personagem habituado a espremer as laranjas mais duras do pomar sem sujar as m?os. Trata-se de Carlos Viacava, que assumiu a diretoria de assuntos corporativos da empresa. Ex-secret?riogeral do Minist?rio da Fazenda e ex-diretor da Camex, Viacava desfruta de ?timo tr?nsito entre autoridades pol?ticas. ? visto pela Cutrale e pela Louis Dreyfus como o homem certo no lugar certo. Como bom soldado, ele j? foi para o front. Estaria mantendo uma intensa agenda em Bras?lia em busca de apoio para a associa??o entre as duas empresas. Recentemente, teria conversado sobre o assunto com o ministro Miguel Jorge.

<<Voltar


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 240
Total: 3.921.042
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/