- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Para Cutrale, seca ameaça próxima safra de laranja

16/08/2010
12 de agosto de 2010 | 19h 54
Roberto Samora - Reuters

A Cutrale, uma das maiores produtoras de suco de laranja do mundo, avalia que a esperada recupera??o na produ??o da fruta no cintur?o citr?cola paulista no ano que vem pode n?o ocorrer, ap?s uma queda na safra da atual temporada, afirmou o diretor corporativo da companhia nesta quinta-feira.

Segundo Carlos Viacava, uma seca prolongada na regi?o norte de S?o Paulo, principal Estado produtor do Brasil, e chuvas ainda insuficientes no sul paulista amea?am as floradas para a pr?xima safra, que come?ar? a ser colhida somente em 2011.

Viacava afirmou que o norte paulista sofre com uma seca de 110 dias, situa??o que agrava um quadro de oferta j? preocupante pelo avan?o do greening, doen?a que exige a erradica??o da ?rvore atingida.

"A estimativa de safra ? feita s? em mar?o e abril. Vejo que essa seca amea?a, mas n?o sei o que vai acontecer... A seca pode frustrar essa expectativa de recupera??o, a seca, o greening que est? aumentando", disse em entrevista.

O diretor da Cutrale afirmou que o processamento da safra atual est? mostrando que as estimativas anteriores da companhia sobre a produ??o destinada ? ind?stria est?o se confirmado.

A Cutrale espera uma redu??o de 13 por cento na produ??o de laranja para uso industrial, para 251 milh?es de caixas de 40,8 kg, em fun??o dos problemas clim?ticos no ano passado --um inverno chuvoso causou maior incid?ncia de uma doen?a f?ngica conhecida como estrelinha.

Al?m disso, as chuvas no ano passado tamb?m provocaram perdas em parte da florada.

Mas se o tempo est? seco este ano, o que levanta uma nova preocupa??o para a ind?stria, de outro lado os produtores est?o recebendo mais pela fruta, em fun??o da menor oferta.

"Com o pre?o bom, o pessoal vai cuidar melhor do pomar", disse Viacava, lembrando que em alguns casos o pre?o pago pela caixa de laranja quadruplicou.

Se o pre?o pago pela fruta est? melhor, a Cutrale tamb?m estima que as exporta?es em 2010/11 (julho/junho) possam crescer cerca de 20 por cento na compara??o com os 1,76 bilh?o de d?lares de 2009/10.

"O mercado est? reagindo e espero que a ind?stria consiga repassar os maiores pre?os pagos aos produtores", disse ele, ao ser questionado sobre margens.

Antecipa??o

A Cutrale havia processado at? julho cerca de um ter?o da safra esperada da fruta em 2010/11, um avan?o consider?vel em rela??o ? mesma ?poca da temporada passada, informou a companhia nesta quinta-feira.

"Entre maio e julho deste ano, a empresa j? concluiu 33 por cento da safra. No mesmo per?odo de 2009 o ?ndice era de 12 por cento", relatou a Cutrale, que perdeu o posto de primeira do ranking no Brasil ap?s a fus?o da Citrosuco e Citrovita, em maio deste ano.

A Cutrale havia anunciado anteriormente ter come?ado o processamento da safra com cerca de 45 dias de antecipa??o, em fun??o do inverno chuvoso no ano passado.

"Estamos a plena carga em todas as f?bricas", disse o executivo, lembrando que por conta da antecipa??o a safra deve ser encerrada at? o in?cio de janeiro --normalmente, o setor colhe at? mar?o.

Mas a empresa, que responde por cerca de 35 por cento das exporta?es de suco do Brasil, n?o informou em comunicado volumes produzidos da commodity.

As exporta?es continuam representando 97 por cento dos neg?cios da Cutrale, um percentual semelhante ao do setor.

A ind?stria de suco de laranja no Brasil, dominada por tr?s empresas (Citrosuco/Citrovita, Louis Dreyfus e Cutrale), responde por 80 por cento do com?rcio global de suco.


T?picos: COMMODS, LARANJA*, Geral, Geral

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 554
Total: 3.922.123
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/