- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Greening atinge 91 municípios no País e se espalha nos EUA

24/10/2005
Ribeir?o Preto - O greening j? atinge 91 munic?pios no parque citr?cola brasileiro, 89 em S?o Paulo e dois em Minas Gerais, e, nesta semana, atingiu o primeiro pomar comercial na Fl?rida, Estados Unidos. A informa??o foi dada pelo diretor do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, Marcos Antonio Machado, que lidera a equipe respons?vel por identificar casos da doen?a nos pomares brasileiros.

Os ?ltimos dados do Brasil apontavam para a a??o da doen?a em 81 munic?pios. J? nos Estados Unidos, de acordo com Machado, anteontem, cientistas americanos do setor citr?cola informaram que greening deixou os pomares dom?sticos nos arredores de Miami e atingiu pomares comerciais.

A doen?a, relatada no in?cio de setembro nos EUA, alterou o foco das discuss?es do tradicional encontro de pesquisadores realizado anualmente em Lake Alfred, centro de pesquisas na Fl?rida, e que em 2005 ser? no pr?ximo dia 7 de novembro. "Normalmente, o assunto ? cancro c?trico, agora o tema ser? greening, tamanha a preocupa??o com a doen?a l?", afirmou Machado. O greening, ou huanglongbing (HLB), ? causado por uma bact?ria, a Candidatus Liberibacter, e ? transmitido por um inseto vetor (o psil?deo Diaphorina citri). Afeta todas as variedades c?tricas e ? considerada a doen?a de citros mais devastadora do mundo. Os principais sintomas s?o ramos amarelados; folhas mosqueadas (manchas verde-claras ou amareladas); deforma??o, redu??o e queda de frutos; matura??o irregular dos frutos; desfolha; seca e morte de ponteiros; manchas circulares verde-claras na casca do fruto; sementes abortadas e maior espessura da parte branca da casca.

Cr?dito - Gustavo Porto ? Ag?ncia Estado

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 238
Total: 3.921.040
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/