- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Famato preocupada com concentração acelerada

06/09/2010
Entidade n?o ? contra a concentra??o, mas est? preocupada com falta de equil?brio.

O diretor executivo da Federa??o da Agricultura e Pecu?ria de Mato Grosso (Famato), Seneri Paludo, afirmou que a entidade est? preocupada com o r?pido processo de concentra??o de terras no MT. ?Aqui este processo vem acontecendo de forma muito acelerada, podendo inibir o nosso desenvolvimento?, diz.

Na opini?o dele, seria melhor o Estado ter uma ?rea com mais produtores que moram, produzem, fazem o com?rcio e promovem o desenvolvimento regional, do que ter a maior parte das terras nas m?os de poucos propriet?rios ou grupos. ?A Famato n?o ? contra a concentra??o, mas s? est? preocupada com a falta de equil?brio entre grande, pequeno e m?dio propriet?rio?, salienta Paludo.

Levantamento do Incra (Instituto Nacional de Coloniza??o e Reforma Agr?ria) aponta que Mato Grosso ? o que apresenta maior concentra??o de terras por propriet?rios de fora do pa?s. Isto quer dizer que, com o passar do tempo, o interesse pelo territ?rio aumentou e a introdu??o do capital de outros pa?ses estabeleceu uma competi??o com os produtores nacionais.

O estudo do Incra mostra que as terras ocupadas pelos estrangeiros est?o distribu?das entre 1,229 mil propriedades em Mato Grosso. A prefer?ncia pelo Estado colocou-o em uma posi??o absoluta. Em outros Estados, apesar do total de propriedades ser maior, suas ?reas s?o menores.

? o caso de S?o Paulo, onde 12,291 mil propriedades foram adquiridas. A ?rea corresponde a 491 mil hectares e a produ??o de cana-de-a?car predomina. No Paran?, s?o 5,130 mil propriedades (299 mil hectares) adquiridas por meio de capital estrangeiro. Ao lado de Mato Grosso, S?o Paulo e Paran?, os maiores ?ndices de concentra??o de terras verificam-se em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. Cerca de 60% das terras estrangeiras no Brasil localizam-se nestes Estados.

Nos seis, o tamanho das ?reas destinadas ? explora??o econ?mica varia. Alguns possuem entre 2 mil hectares e 5 cinco mil hectares. Outros, de 5 mil hectares a 10 mil hectares. H? tamb?m 10 mil a 20 mil hectares al?m de outras superiores a 20 mil hectares.

CONTRAM?O ? O Censo Agropecu?rio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica) mostra o agravamento da concentra??o de terras nos ?ltimos 10 anos e o retrato de um modelo de desenvolvimento para o campo que est? na contram?o das preocupa?es ambientais e sociais.

A concentra??o e a desigualdade regional s?o comprovadas pelo ?ndice de Gini da estrutura agr?ria do Pa?s. Quanto mais perto esse ?ndice est? de 1, maior a concentra??o. O censo mostra um Gini de 0,872 para a estrutura agr?ria brasileira, superior aos ?ndices apurados nos anos de 1985 (0,857) e 1995 (0,856).

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 650
Total: 3.923.155
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/