- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Indústria quer Consecitrus já; produtor vê demora

23/09/2010
As negocia?es, sempre dif?ceis entre produtores e ind?stria no setor de c?tricos, poder?o ser suavizadas. O setor quer formar um conselho que avaliaria custos e retorno das vendas para uma defini??o das margens de ganho de produtores e ind?strias.

Outros setores j? adotaram o sistema - casos do Consecana (cana) e do Conseleite (leite). O setor de carnes tamb?m pensa em criar o Consecarne. Quem j? adotou diz que melhoraram as negocia?es entre os produtores e as ind?strias.

Para agilizar essas negocia?es nos c?tricos, Carlos Viacava, da Cutrale, quer que at? mar?o o sistema esteja definido. Se isso ocorrer, entraria em vigor na pr?xima safra, que come?a em junho.

O Consecitrus, assim como fazem conselhos similares, pagaria a laranja com base no pre?o final dos produtos comercializados nos mercados interno e externo. Ou seja, ap?s verificados custos e renda, definiram-se valores para ind?strias e produtores.

Por tr?s desse conselho estariam representantes da produ??o e das ind?strias, inclusive para definir detalhes, como classificar a qualidade da laranja.

No caso da cana, leva-se em conta a sacarose; no de c?tricos, o teor de s?lido e de sol?vel. A laranja seria paga pelo total de suco produzido.

Viacava diz que a ind?stria ? un?nime quanto ? cria??o do conselho. "Agora ? preciso definir um representante pelos produtores", diz ele.

Fl?vio Viegas, da Associtrus, entidade que congrega parte dos produtores, diz que "o Consecitrus ? tudo o que queremos, porque reduzir? muito os conflitos".

Ele acrescenta, no entanto, que "para a proposta ser transparente, o pre?o tem de partir desde a g?ndola do supermercado no exterior".

Viegas diz que o sistema tem de ser montado por um interlocutor confi?vel e respeit?vel para ambas as partes. Para se chegar a isso, ? necess?rio pelo menos um ano de negocia?es, diz ele.


Fonte: Folha de S?o Paulo

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 536
Total: 3.922.105
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/