- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Bruxelas quer vetar a adição de açúcar em sucos de frutas

23/09/2010
A Uni?o Europeia anunciou que costura um projeto para proibir a adi??o de a?car na maior parte dos sucos de frutas comercializados no bloco, com o objetivo de impor uma produ??o alimentar mais saud?vel em seus 27 pa?ses-membros. A medida pode favorecer o suco de laranja do Brasil, que n?o cont?m a?car adicionado e ? um dos principais produtos exportados pelo pa?s para aquele mercado.

Atualmente, a Europa permite que o suco embalado contenha 150 gramas de a?car por litro. Nos n?ctares de frutas, o limite ? 20% do peso total, j? com ?gua e a?car. Em meio ? crescente obesidade da popula??o e aos gastos com sa?de derivados dessa tend?ncia, Bruxelas decidiu que esses par?metros s?o exagerados e tem levado os governos a estimular novos padr?es de consumo.

? nesse contexto que surgiu o projeto que prop?e a proibi??o formal de adi??o de a?car na maioria dos sucos e estabelece regras sobre produ??o, composi??o e rotulagem de sucos e similares. Os n?ctares ser?o a exce??o. A medida alinhar? a pr?tica europeia ?s normas do Codex Alimentarium, que estabelece os padr?es alimentares internacionais.

O projeto, que ter? de ser aprovado pelo Parlamento europeu, diferencia suco e concentrados de frutas e, pela primeira vez, inclui tomate na lista como fruta. N?o h? sinais de oposi??o de qualquer pa?s-membro da UE, tampouco entusiasmo entre comerciantes e consumidores.

Na UE, o mercado de sucos de frutas representa 10% do consumo total de bebidas n?o alco?licas no bloco. A maior parte dos sucos concentrados ? proveniente do Brasil, que tamb?m vende aos europeus o suco de laranja n?o concentrado (NFC), cuja demanda ? crescente e que tamb?m n?o cont?m a?car. Para os sucos prontos para o consumo, que ser?o atingidos, a UE compra essencialmente do mercado espanhol e uma fatia pequena vem do Brasil.

Segundo Christian Lohbauer, presidente da Nacional dos Fabricantes de Sucos C?tricos (CitrusBR), quanto menor a adi??o de a?car permitida, mais o a?car da pr?pria fruta ser? necess?rio para a produ??o de blends que agradem ao consumidor. Vale lembrar que a demanda global por suco de laranja integral est? em queda justamente pela maior concorr?ncia de bebidas com menor teor de sucos integrais. (Colaborou Fernando Lopes, de S?o Paulo).


Fonte: Valor Econ?mico

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 540
Total: 3.922.109
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/