- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


“Consecitrus” deverá ser criado este mês

07/10/2010
Ficou marcada para o pr?ximo dia 25, na Secretaria da Agricultura de S?o Paulo, a apresenta??o do texto final do estatuto de cria??o do "Consecitrus", conselho que contar? com a participa??o de representantes dos citricultores e ind?strias de suco de laranja do Estado. O Brasil responde por cerca de 80% das exporta?es mundiais da commodity, e a fatia paulista no total nacional ? tamb?m de mais ou menos 80%.

Ontem, o secret?rio Jo?o Sampaio recebeu as entidades que representam a cadeia produtiva para tentar acelerar a defini??o dos detalhes que tornar?o vi?vel a cria??o do "Consecitrus" - que vem sendo tratado por esse nome em alus?o ao Consecana, que arbitra as rela?es entre canavieiros e usinas sucroalcooleiras.

"Pelo menos da boca para fora todo mundo quer o Consecitrus", afirmou Sampaio ao Valor. Pelo lado dos citricultores, estiveram ontem na secretaria expoentes da Sociedade Rural Brasileira (SRB), da Federa??o da Agricultura do Estado de S?o Paulo (Faesp) e da Associa??o Brasileira de Citricultores (Associtrus). Pelo lado das grandes ind?strias de suco, representantes da Associa??o Nacional dos Fabricantes de Sucos C?tricos (CitrusBR) e das grandes ind?strias a ela filiadas (Cutrale, Citrosuco, Citrovita e Louis Dreyfus Commodities).

Uma das d?vidas que ainda pairam para a efetiva cria??o do "Consecitrus" ? se as tr?s entidades que falam em nome dos produtores paulistas de laranja participaram individualmente ou se elas se far?o representar no novo ambiente por uma ?nica unidade, chamada informalmente de "Unicitrus". Ainda que o "Consecitrus" tenha sido pensado sobretudo para mediar negocia?es de pre?os de fornecimento da laranja para a produ??o de suco, cuja demanda internacional sofreu forte retra??o na ?ltima d?cada, afetando as cota?es, haver? outros pontos relevantes na pauta de discuss?es, como sanidade.


Fonte: Valor Econ?mico - Fernando Lopes | De S?o Paulo

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 519
Total: 3.921.321
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/