- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Crise na cadeia produtiva de suco de laranja no estado de SãoPaulo: mudanças na configuração do trabalho?

18/10/2010
Gabriela da Rocha Barbosa (Unicamp)
Leda Gitahy (Unicamp)

Sess?o Tem?tica: Reconfigura??o do trabalho e realoca??o espacial

Resumo

O objetivo do trabalho ? analisar as transforma?es nas formas de uso do trabalho na cadeia produtiva de suco de laranja concentrado e congelado (SLCC) no estado de S?o Paulo, no quadro atual da crise do setor citr?cola a partir de meados de 2007. Utilizando o conceito de cadeia global discutem-se as principais transforma?es na configura??o espacial da produ??o e nas rela?es internas de poder dessa cadeia a partir dos anos 90. O foco da an?lise ? o trabalho exercido na ponta da cadeia por trabalhadores rurais na colheita de laranja. O trabalho est? baseado em dados secund?rios obtidos atrav?s de revis?o bibliogr?fica e pesquisa em sites institucionais e dados prim?rios obtidos em entrevistas realizadas nos anos de 2007 e 2009. Tanto o trabalho exercido a montante na cadeia quanto o trabalho exercido a jusante parecem sofrer, em graus diferentes, os impactos dessas transforma?es.


Palavras-chave: Transforma?es; Crise; Cadeia Produtiva de Suco de Laranja Concentrado e Congelado; Reconfigura??o do Trabalho.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 624
Total: 3.923.129
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/