- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Pesquisa na citricultura revela concentrao econmica do setor

20/10/2005
As ?reas produtivas de laranja do cintur?o citr?cola comercial brasileiro, nos Estados de S?o Paulo e de Minais Gerais, est?o cada vez mais concentradas nas m?os dos grandes citricultores, entre eles, as processadoras de sucos. A constata??o ? de um estudo feito pela Valio Intelig?ncia Competitiva e divulgado este m?s no site do Instituto de Economia Agr?cola (IEA). Segundo o estudo, existem hoje cerca de 9,9 mil produtores no Interior Paulista e Sul do Tri?ngulo Mineiro. Analisando um total de 280 milh?es de plantas existentes no cintur?o, 28,1% s?o cultivadas pelos grandes, propriet?rios de mais de 500 mil p?s de laranja, que representam 0,3% do total de citricultores em atividade. Tamb?m foi apontada a possibilidade da concentra??o aumentar para 30,5%, j? na pr?xima safra - 2006/2007.

Os considerados pequenos, que mant?m ?reas com menos de dez mil p?s e que representam 71% do total de produtores, s?o respons?veis por apenas 13,4% dos pomares. O restante, considerado m?dio, n?o foi avaliado.

Na avalia??o do presidente da Associa??o Brasileira dos Citricultores (Associtrus), Fl?vio Viegas, o estudo comprova a tese que a entidade defende h? anos. ?A concentra??o do setor est? cada vez maior, porque o pequeno produtor n?o tem condi?es financeiras de se manter na atividade?, afirma.

O cen?rio da concentra??o na citricultura, ainda de acordo com a pesquisa, pode ser percebido tamb?m no tipo de contrato firmado entre produtores e ind?strias de suco. Cerca de 20% dos assinados nesta safra s?o de longo prazo, de at? 20 anos. A tend?ncia ? que os prazos sejam ainda maiores na pr?xima safra, se aproximando dos 25%, de acordo com a pesquisa. Com esses contratos, as processadoras buscam garantia do fornecimento da fruta.

?S? quem tem muita laranja pode garantir produto por tanto tempo. O setor citr?cola ? muito rotativo, temos problemas com pre?os e com pragas e o pequeno produtor ? o mais atingido?, adverte Viegas.

Analisando tamb?m um raio de cem quil?metros das regi?es citr?colas - especificamente em torno das cidades paulistas de Uch?a e Bebedouro, o estudo detectou que 863 citricultores deixaram a atividade entre 2004 e 2005.

A Valio Consultoria acredita que praticamente 90% destes produtores migraram para cana-de-a?car, que apresenta resultados lucrativos logo no primeiro ano.

Replantio

Outra avalia??o da pesquisa mostra que dos 62 produtores da regi?o de S?o Jos? do Rio Preto, cujos pomares passavam por reforma, apenas cinco pretendiam continuar na atividade. Quanto ? manuten??o na atividade, 100% dos grandes produtores se mostraram dispostos a replantar as ?reas com laranja, enquanto entre os pequenos este ?ndice n?o chega a 5%. ?Este n?mero ? preocupante e comprova que os pequenos est?o desiludidos com a laranja, principalmente por causa da baixa remunera??o. A tend?ncia ? que eles sigam outros rumos no agroneg?cio?, analisa Fl?vio Viegas. Segundo ele, at? o final desta safra, em todo o Estado, mais de mil citricultores dever?o deixar a atividade por falta de condi?es financeiras.

Produtividade

A pesquisa indica ainda que os munic?pios de Limeira, Casa Branca, Mogi Gua?u e It?polis s?o os que concentram os mais altos valores de p?s em produ??o. It?polis, inclusive, ? o maior munic?pio citr?cola do Estado. J? Araraquara, S?o Carlos e as cidades menores da regi?o, como Gavi?o Peixoto, Am?rico Brasilense, Rinc?o, Santa L?cia e Nova Europa, aparecem em destaque com plantas mais novas.

O presidente da Associa??o Brasileira dos Exportadores de C?tricos (Abecitrus), Ademerval Garcia, representante das ind?strias, n?o foi encontrado para comentar a pesquisa.

Cr?dito - Fernanda Man?colo - rep?rter de Economia do jornal Tribuna Impressa

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1158
Total: 3.911.150
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/