- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Problemas climáticos antecipam colheita da laranja em São Paulo

08/11/2010

Produtores perderam o equivalente a 24 milh?es de caixas da fruta; estimativa de produtividade m?dia foi de 1,7 caixa/p?

Os produtores de S?o Paulo j? colheram 80% da safra de laranja deste ano, de acordo com levantamento in?dito da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realizado em parceria com ?rg?os de agricultura do Estado.

Um estudo sobre o maior produtor do Brasil foi divulgado nesta quarta, 3 de novembro, e justifica a antecipa??o da colheita ? que normalmente ocorre at? janeiro ? por causa de quest?es clim?ticas. ? O excesso de chuva na ?poca da flora??o e a estiagem no per?odo de desenvolvimento de frutos tornaram esta safra at?pica ? explicou o diretor de Pol?tica Agr?cola e Informa?es da Conab, Silvio Porto. A produ??o inicial estimada seria de 318,6 milh?es de caixas de 40,8 quilos cada. Mas os problemas clim?ticos geraram a perda de 24 milh?es de caixas e a estimativa de produtividade m?dia foi de 1,7 caixa/p?.

Segundo Porto, se as condi?es clim?ticas estivessem dentro da normalidade, o ?ndice teria chegado a mais de 2 caixas/p?. A produ??o estimada para 2010 ?, portanto, de 292,7 milh?es de caixas. Desse total, pouco mais de 244,5 milh?es de caixas (83,4%) s?o destinadas para a ind?stria e o restante, 48,6 milh?es (16,6%), s?o comercializados por meio do varejo e consumidos diretamente in natura.

O perfil da m?o-de-obra envolvida com a produ??o da fruta tamb?m foi contemplado no levantamento. S?o 80,7 mil trabalhadores nas lavouras de S?o Paulo. Mais da metade est? nos pomares de pequeno porte (at? 48 hectares), com 44.389 pessoas. ? Desses trabalhadores, 24 mil s?o propriet?rios, arrendat?rios, parceiros e parentes, caracterizando uma m?o-de-obra muito familiar ? disse o diretor. Por serem mais mecanizados, os pomares acima de 300 hectares absorvem 15 mil pessoas.

Trabalho in?dito

A realiza??o do estudo foi poss?vel gra?as ? parceria entre o Minist?rio da Agricultura, por meio da Conab, e a Secretaria de Agricultura de S?o Paulo, com o Instituto de Economia Agr?cola (IEA) e a Coordenadoria de Assist?ncia T?cnica Integral (Cati), vinculados ao ?rg?o estadual. ? Isso demonstra a relev?ncia de apoiarmos este setor e termos um dado p?blico que permita aos produtores acesso a uma informa??o sem nenhum tipo de vi?s econ?mico ? defendeu Silvio Porto.

O secret?rio de Agricultura de S?o Paulo, Jo?o Sampaio, explica que a pesquisa atende a uma demanda antiga do setor, que sempre se mostrou interessado em informa?es oficiais e qualificadas. ? O que produtor mais necessita ? de informa??o, que faz com que ele possa avaliar se compensa continuar investindo, se est? na melhor hora de vender sua safra ? afirma. Esse primeiro levantamento de campo envolveu t?cnicos dos governos federal e estadual, que, entre 16 de agosto e 17 de setembro, visitaram 600 unidades produtivas do Estado.

Ainda este m?s, mais uma pesquisa ser? feita para consolidar os resultados desta safra e anunciar as perspectivas para 2011. A ideia ? que sejam realizadas, por ano, tr?s estimativas para a safra dos principais Estados produtores: S?o Paulo, Bahia, Minas Gerais, Sergipe e Paran?, que respondem por 95% do cultivo da fruta no Brasil.

Destaque internacional

O pa?s ? l?der na exporta??o de suco de laranja, com 70% do mercado mundial. ? De cada 10 copos de suco de laranja consumidos no mundo, com exce??o dos Estados Unidos, sete sa?ram da citricultura brasileira ? apontou o secret?rio paulista. Entre janeiro e setembro deste ano, o setor arrecadou US$ 1,2 bilh?o com as vendas externas, e a estimativa ? fechar 2010 com mais de US$ 2 bilh?es.

MINIST?RIO DA AGRICULTURA


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 611
Total: 3.923.116
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/