- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Editorial +


Anunciado o resultado do primeiro levantamento da safra de laranja realizado em parceria pelo Ministério da Agricultura e pela Secretaria de Agricultura de São Paulo.

08/11/2010

Por: Flávio Viegas

Foi com grande satisfação que a Associtrus participou do anúncio do primeiro levantamento da safra de laranja do Estado de São Paulo, feito em parceria pela CONAB e pela Secretaria de Agricultura de São Paulo.

Queremos lembrar que esta é uma antiga reivindicação da Associtrus, que ganhou corpo em 2003, quando o ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues incluiu os citros no programa Geosafras.

Desde então, o projeto vinha sendo trabalhado incansavelmente para vencer as enormes dificuldades técnicas, econômicas, jurídicas e políticas para sua consecução. Um passo decisivo foi dado pelo Ministro Wagner Rossi que, ao deixar a Presidência da CONAB para assumir o Ministério da Agricultura, assinou o convênio de cooperação com a Secretaria da Agricultura de São Paulo, que possibilitou finalmente o início dos levantamentos de safra realizados em cooperação entre a Secretaria da Agricultura de São Paulo e o Ministério da Agricultura.

É preciso também destacar o empenho da Secretaria da Agricultura de São Paulo, na pessoa do Secretário João de Almeida Sampaio Filho, que desde o inicio de sua gestão se empenhou em viabilizar esse convênio e colocou toda a competência e experiência do Instituto de Economia Agrícola a serviço do projeto.

O objetivo desse convênio é aportar mais recursos econômicos e tecnológicos, com o uso de informações e imagens disponíveis nas instituições governamentais, para assegurar o aprimoramento contínuo da qualidade das estimativas de safra e tornar suas revisões mais freqüentes.

Até agora o levantamento de safras era feito pelo método subjetivo, a partir de agora passa a ser realizada pelo método estatístico, que tenderá a aumentar a precisão das estimativas ao longo das próximas safras.

Lamentavelmente a indústria de suco, apesar do discurso no qual se propõe ser transparente e buscar uma melhora no relacionamento com os citricultores, continua a boicotar os esforços para reduzir a assimetria de informações ao deixar de fornecer dados sobre grande parte de suas propriedades.

A estimativa anunciada de 292,7 milhões de caixas para a safra 2010-11, com um coeficiente de variação de 6,7% coloca a safra numa faixa de 273,1 a 312,3 milhões de caixas.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 660
Total: 3.923.165
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/