- Terça-Feira 16 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Trabalhadores sofrem com os efeitos da crise na citricultura

24/11/2010
DE RIBEIRO PRETO

Os trabalhadores da lavoura de laranja tambm sofrem com os efeitos da crise da citricultura na regio de Ribeiro Preto.

Com pomares cada vez menores e baixa produtividade, os colhedores tm ficado mais tempo desempregados e so obrigados a procurar "bicos" para garantir a renda da famlia.

Na safra deste ano, o problema se agravou. A seca extrema no favoreceu o desenvolvimento dos frutos e os colhedores trabalharam menos. As demisses, que s ocorriam em dezembro, comearam em outubro.

O colhedor Edivaldo Pereira Matos, 44, s conseguiu emprego na lavoura de laranja durante quatro meses.

Um acordo costurado pelo Sindicato dos Empregados Rurais de Ribeiro Preto prolongou o trabalho por um ms, mas no foi o suficiente para resolver o problema.

"Estou desempregado desde outubro e agora vou tentar um "bico" como garom. O problema sobreviver de "bicos" at o incio da prxima colheita, em junho do ano que vem", disse Matos.

Ele e a mulher, Edimara Cristina Loureno, 37, so colhedores de laranja h dez anos. Por ms, conseguem ganhar, juntos, R$ 1.020 na lavoura.

Eles dizem que o dinheiro mal d para comprar alimentos, pagar as contas de gua e de energia eltrica e bancar a educao da filha de 12 anos. Na poca de "bicos", a situao fica pior.

O sindicato tem cerca de 3.500 associados. A maioria deles (2.500) mora em Bebedouro, segundo o presidente da instituio, Gonalves dos Santos.

"No h sada. Essa a nossa realidade e a cada dia se reduz uma lavoura de laranja na regio", disse.


Fonte: Folha de S. Paulo

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 166
Total: 3.916.841
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/