- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Editorial +


Preços do suco de laranja

06/01/2011

O gráfico abaixo, que já apresentamos em diversas ocasiões, explica porque a industria insiste em balizar os preços da laranja pela Bolsa de NY e pelos preços por ela declarados como preços de venda.



O gráfico demonstra que o preço do suco ao consumidor e o preço do suco na Bolsa seguiam a mesma tendência até o inicio da década de 90, quando a cartelização do setor provocou o descolamento dos preços. Os preços do suco ao consumidor aumentaram enquanto o preço do suco na Bolsa, que baliza o preço do suco a granel e a remuneração do citricultor caíam. Este movimento que continua até os dias atuais, como se vê no gráfico abaixo onde o preço do FCOJ que correspondia a cerca de 50% do preço final do suco ao consumidor no inicio da década de 90, passou a corresponder a cerca de 17%, e teve como conseqüência um grande aumento de margens para os demais elos da nossa cadeia produtiva às expensas do citricultor e do consumidor.

Este gráfico desmente também as informações da industria, corroboradas pelos cientistas do Markestrat, de que o aumento de preço do suco ao consumidor, e a conseqüente queda de demanda em alguns mercados, foi decorrência do aumento do preço da matéria prima e não da atuação dos cartéis e da concentração e verticalização do setor industrial e de varejo.

Fica claro também porque a industria não aceita balizar os preços pagos aos produtores ao preço do suco ao consumidor o único preço realmente transparente e não manipulável da nossa cadeia produtiva.

A industria sinaliza de forma clara a intenção de manter o FCOJ no patamar de US$1500/t que inibiria a entrada de novos concorrentes no setor e manteria a competitividade do suco de laranja em relação aos outros sucos de frutas. Isto implicaria em remunerar a caixa de laranja a US$4!


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1384
Total: 3.911.376
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/