- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


GCONCI na Florida Parte I

19/01/2011
No dia 10 de Janeiro de 2011 o GCONCI partiicpou de um Tour técnico organizado pela 2ª Conferencia Internacional de HLB (Greening), pelo estado americano da Florida, especificamente na região central nas localidades de Arcadia, Lake Placid, Frostproff e Avon Park. E, em 13 de Janeiro, realizaram outro Tour mais ao sul do estado, nas localidades de Immokalle e Felda.

A colheita da safra de laranjas da Florida 2010-2011 acontece no período de novembro até maio, portanto a mesma está ainda no inicio. As variedades predominantes são a Hamlin e a Valencia, representando aproximadamente 45% e 55% respectivamente. O destino das frutas concentra-se para o processamento industrial, em torno de 95% do total.

De forma localizada pomares apresentam queda de folhas e frutos devido as geadas ocorridas em Dezembro, quando as temperaturas chegaram a menos 2 graus Celcius por mais de 4 horas em vairas localidades, condições estas que prejudicam a planta citrica. Porem, as massas de ar frio se distribuiram de forma mais concentrada nas areas mais baixas, causando prejuizos localizados.

A queda de folhas poderá prejudicar a proxima florada que está por acontecer em meados de março proximo. Ja a queda de frutas irá reduzir mais a safra de Valencias, pois estas são as ultimas a serem colhidas. A safra estava estimada em 143 milhões de caixas de 40,8 kg, porem, na ultima estimativa da USDA houve uma redução de 3 milhões de caixas já considerando em parte os primeiros prejuizos da geada. A USDA está para divulgar outro levantamento e neste deverá considerar um prejuizo da geada mais proximo da realidade. Em conversa com produtores e formadores de opinião da Florida, durante a Conferencia e o Tour pelos pomares, há um concenso de que haverá uma quebra de 3 a 5 milhões de caixas de 40,8 kg.

Não bastasse estas quebras na estimativa em caixas de laranjas devido a queda prematura pela geada, deve-se considerar uma quebra no rendimento industrial também, que só será contabilizado ao final da safra. Portanto a situação poderá ser pior ainda, e isto deverá ter como consequencia um estoque muito mais baixo de suco concentrado do que se imaginava, elevando mais ainda os preços no mercado internacional.

Autor: Gilberto Tozatti
Crédito: GCONCI 18 de Janeiro de 2011

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 450
Total: 3.922.019
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/