- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


O Brasil está preparado para a realidade e a concorrência dos combustíveis de segunda e de terceira geração?

24/01/2011
Segundo o prof. Petri Kukkonen - Diretor de Desenvolvimento de Negcios da UPM-Kymmene Corporation - muitos especialistas dizem que o mal que os biocombustveis de primeira gerao causam ao nosso planeta pode ser maior do que o bem. Alm do mais, outros especialistas citam que o desvio mesmo que parcial de alimentos para a produo de biocombustveis est gerando um aumento recorde no preo dos leos comestveis, acar e de outros alimentos no mercado e a crescente especulao nas bolsas.

Com isto, como diversas outras empresas e entidades, a UPM da Finlndia tambm est investindo em tecnologias de segunda gerao para transformar biomassa em combustveis lquidos. Segundo ele, a criao de diesel sinttico e de outros bioqumicos a partir de resduos florestais representa uma oportunidade fundamental e brilhante e que, certamente, mudar em curto tempo a geografia econmica e energtica dos pases.

No Brasil, a grande vantagem das usinas de cana que essas novas tecnologias, no primeiro momento, podem ser incorporadas aos processos atuais. Isto permitir, por exemplo, utilizar os elevados volumes de C02 gerados no processo industrial de fermentao em biorreatores de algas, proporcionando uma produo adicional de at 30,0% mais de etanol com 01 tonelada da mesma cana. Em pouco tempo, tambm ser possvel processar o bagao para a produo total ou parcial de etanol.

Tambm com tais tecnologias, proximamente, nossos grandes complexos de eucalipto do interior, ou mesmo de locais que chovam abaixo de 1.200 mm/ano (o menor nvel para a celulose), sero inteiramente viabilizados ao poderem produzir, de forma sustentvel, elevados volumes de diesel sinttico mais eletricidade e/ou mais gases industriais raros e, melhor, prximos s cidades do interior e em franco desenvolvimento, ou mesmo para exportaes.

Vejamos as definies e as possibilidades reais (no mais experimentais) de cada configurao tecnolgica:

BIOMASSA - Um termo abrangente que significa qualquer fonte de carbono orgnico (materiais de plantas) que renovado rapidamente como parte do ciclo do carbono.

COMBUSTVEIS DE PRIMEIRA GERAO - Combustveis feitos de produtos alimentcios com alto contedo de amido (por exemplo, beterrabas, cana-de-acar, batatas) ou de leo (leo de soja, leo de canola).

COMBUSTVEIS DE SEGUNDA GERAO - Combustveis de fontes lignocelulsicas (por exemplo, resduos florestais). Os materiais de segunda gerao sero convertidos em combustveis lquidos por meio da tecnologia BTL (vide a seguir).

ETANOL - O etanol produzido pela fermentao do acar de plantas em uma soluo aquosa, que depois separada por destilao. Uma mistura normal de 10% de etanol de milho na gasolina dos EUA pode reduzir as emisses totais de CO2 em seu ciclo de vida, da origem descarga dos automveis, em cerca de 3% (recente foi autorizado o aumento para 15% da mistura). No Brasil, a atual gasolina tem 25% de lcool anidro e 20% de nossa frota de veculos leves movida por puro etanol (lcool hidratado).

COMBUSTVEIS DE TERCEIRA GERAO - Iguais aos de segunda gerao, mas tambm utilizando microalgas, cianobactrias geneticamente alteradas (GMO) e enzimas para ainda maiores produes de biocombustveis em menores espaos de tempo. Estes projetos j se encontram em fase de produo e comercializao, e no mais experimental, em alguns pases como na Dinamarca, Alemanha e Canad.

GASEIFICAO - Processo que converte materiais que contm carbono (hidrocarbonetos) em monxido de carbono mais hidrognio, ao reagir os materiais a altas temperaturas (> 700C) com uma quantidade controlada de oxignio. A mistura gasosa resultante chamada de gs de sntese, sendo matria prima para inmeros processos e aplicaes industriais.

GS DE SNTESE - Gs de sntese criado durante o processo de gaseificao. O gs de sntese limpo e a razo de hidrognio e monxido de carbono ajustada antes da converso para combustvel sinttico no processo F-T.

FISCHER-TROPSCH (F-T) - Reao qumica catalisada na qual o monxido de carbono e hidrognio so convertidos em hidrocarbonos lquidos de vrias formas. O processo F-T uma tecnologia j estabelecida e aplicada em larga escala ao carvo e ao gs natural.

BIOMASSA-PARA-LQUIDOS (BIOMASS-TO-LIQUIDS, BTL) - Combustveis sintticos produzidos a partir do gs de sntese da transformao e liquefao de componentes da biomassa. Sua fonte de matria prima pode ser a biomassa, mas tambm uma srie de resduos orgnicos, urbanos e industriais, inclusive lixos, esgotos, restos culturais, serapilheira etc. Uma vantagem deste processo a possibilidade de se produzir combustveis similares aos fsseis (chamados de diesel sinttico). Portanto, podem ser usados nos sistemas existentes de distribuio de combustvel e motores padronizados, ao contrrio do que acontece com o biodiesel. Tambm, no reduzem a produo de alimentos e no contribuem para a ainda maior fome dos povos.

WELL-TO-WHEELS (ciclo de vida completo dos biocombustveis, desde a origem descarga do automvel) - Os biocombustveis tm o potencial de diminuir as emisses de gases do efeito estufa porque as plantas das quais so feitos absorvem CO2 durante o crescimento. O levantamento do impacto do ciclo de vida chamado de estudo well-to-wheels e calcula o valor lquido de CO2 emitido/retirado da atmosfera entre o crescimento da planta e as emisses da descarga dos veculos.

No Mundo e no Brasil, alguns cientistas, Entidades e Empresas, ainda continuam negando tais realidades j pujantes em pases concorrentes, mas, no final de 2010, o BNDES (o Banco de Desenvolvimento do Brasil) publicou importante e completo estudo em portugus e em que recomenda a necessidade de o Pas e de suas Empresas ficarem mais atentos s tais possibilidades e riscos (vide em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/set32101 .pdf).

Concluindo, resta a pergunta: Como e quais de nossas Empresas Energticas (incluindo usinas de cana e petroleiras) esto, realmente, preparadas para tais realidades e concorrncias?


Fonte:
Prof. Climaco Cezar de Souza e co-autores
AGROVISION Brasilia


Is Brazil ready for the reality and competition of fuels of the second and third generation?

According to prof. Petri Kukkonen - Director of Business Development at UPM-Kymmene Corporation - many experts state that the evil, caused by the first generation of biofuels, to our planet can be greater than the good. Moreover, other specialists stated that even a partial substitution of food by biofuel production is generating a record increase in the price of edible oils, sugar and other foods on the market and causing growing speculation in the major Commodities Exchanges.

With this, like several other companies and entities, UPM of Finland is also investing in second generation technologies for transforming biomass into liquid fuels (BTL). According to Kukkonen, the creation of synthetic diesel and other biochemicals from forest residues represents a major and brilliant opportunity to change in a very short time the economic geography as well as energetic patterns of countries.

In Brazil, the greatest advantage for the sugarcane mills is that these new technologies, in a first step, may be incorporated into current processes. This allows, for example, the use of high volumes of C02 generated in the industrial process of fermentation in bioreactors of algae, providing an additional production of up to 30.0% more ethanol with 01 tonne of the same cane. Consequently, you can also process the bagasse for the production of all or a part of ethanol.

Also, with such technology, in the near future our large complexes of eucalyptus in the interior of Brazil, or even places that have an average precipitation below 1,200 mm / year (the lowest level for pulp), will be fully enabled to produce, in a sustainable manner, high volumes of synthetic diesel and more electricity or rarer industrial gases and, better, close to the inner cities in rapid development, or, as a further alternative, even for exports.

Consider the definitions and the current opportunities of each technology configuration:

BIOMASS - A comprehensive term that means any organic carbon source (plant material) that is rapidly renovated as part of the carbon cycle.

FIRST GENERATION FUELS - Fuels made from grains or food products with high content of starch (eg. sugar beet, sugarcane, potatoes) or oil (soybean oil, canola oil).

SECOND-GENERATION FUELS - Fuels from lignocellulosic sources (eg. forest residues, bagasse, algae produced in bioreactors). These raw materials of the second generation are subsequently converted into liquid fuels during two distinct processes: a) hydrolysis (acidic or enzymatic) of lignocellulosic materials, or b) termo-chemical transformation (gasification, pyrolysis or catalytical depolimerisation) of the biomass, a process also referred to as Biomass- To-Liquids (BTL).

ETHANOL - Ethanol is produced by fermentation of sugar plants (eg. sugarcane, corn) in an aqueous solution, which is then separated by distillation. Adding 10 % of ethanol into U.S. gasoline can reduce total CO2 emissions in its life cycle, from birth to discharge the car about 3% (the recent increase was authorized for 15% of the mixture). In Brazil, actual gasoline has 25% of anhydrous alcohol (ethanol) and 20% and our fleet of light vehicles is driven by pure ethanol (hydrated alcohol).

THIRD GENERATION FUEL - Uses as raw material microalgae and cyanobacteria which are genetically enhanced to achieve even greater production values of biofuels in small amounts of time. These projects are being currently in demonstrative stage in some countries like USA, Germany and Brazil.

GASIFICATION - The process which converts materials containing carbon (hydrocarbons) to carbon monoxide plus hydrogen by reacting the materials at high temperatures (> 700 C) with a controlled amount of oxygen. The resulting gas mixture is called synthesis gas, being raw material for many industrial applications and processes.

SYNTHESIS GAS - Gas created during the gasification process. The synthesis gas is cleaned and the ratio of hydrogen and carbon monoxide is set before conversion to synthetic fuel in the FT process.

FISCHER-TROPSCH (FT) - Catalyzed chemical reaction in which carbon monoxide and hydrogen are converted into liquid hydrocarbons of various forms. The FT process is an established technology and widely applied to coal and to natural gas.

BIOMASS-TO-LIQUIDS (BTL) It refers to synthetic fuels that are produced from the processing of synthesis and liquefaction of biomass components. The principal source of raw material can be biomass, but also a series of organic wastes, of urban and industrial nature, including garbage, sewage, debris, litter, etc.. An advantage of this process is the possibility of producing fossil fuels similar to synthetic diesel. Therefore, they can be used in existing systems of distribution of fuel in standard engines, unlike the case with biodiesel. Also, they do not reduce food production and do not contribute to problems of mal-nutrition in poor countries.

WELL-TO-WHEELS (full life cycle of fuels, from the origin to the discharge of the car) - Biofuels have the potential to reduce emissions of greenhouse gases because the plants from which they are made absorb CO2 during their growth stages. The survey of the impact of the life cycle study is called well-to-wheels - and calculates the relation between the CO2 emitted with the amount of CO2 removed from the atmosphere between the growth of the plant and the emissions of vehicles.

Worldwide, in general, and in Brazil, in particular, some scientists, institutions and enterprises, continue to deny these realities which were already successfully implemented in competing countries, but at the end of 2010, BNDES (The Development Bank of Brazil) has published an important and comprehensive study in Portuguese which recommends the need for the country and its companies to become more aware of these opportunities and risks (see at: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conheci mento/bnset/set32101.pdf).

In conclusion, the question remains: Which of our energetic companies (including sugar cane mills and Oil industries) and how far are they really prepared for such situations and competitions?


Fonte:
Prof. Climaco Cezar de Souza e co-autores
AGROVISION Brasilia

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 715
Total: 3.918.157
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/