- Sábado 20 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Chuvas exigem cuidado redobrado de citricultores

28/01/2011
Umidade de janeiro favorece o aparecimento de doenas nos pomares de laranja.

Os citricultores tm de redobrar os cuidados com a lavoura por causa das chuvas das ltimas semanas. Nessa poca, as laranjas ainda esto se desenvolvendo, e o excesso de umidade em janeiro pode favorecer o aparecimento de doenas fngicas. Qualquer descuido pode representar prejuzos na poca da colheita. Entre as principais doenas esto a podrido floral ? tambm conhecida como estrelinha ? a pinta preta, a verrugose e a melanose.

? A podrido floral causa queda prematura do fruto, reduzindo drasticamente a produo de laranja do pomar. J a pinta-preta interfere na qualidade do fruto, alm de manchar a casa do fruto depreciando o valor para o mercado. Ela tambm causa queda de fruta, infestaes muito altas diminuindo a produo para quem trabalha com fruta para a indstria. No caso da verrugose e da melanose, so doenas que afetam a casca e interferem no produto que chega a mesa ? explica o agrnomo Rodrigo do Vale Ferreira.

O citricultor Belm Zorzo conhece bem todas essas doenas. Ele cuida sozinho dos dez hectares de laranja. Neste ano, atrasou um pouco a pulverizao das plantas e parte do pomar foi contaminado com a estrelinha. A laranja temporo, aquela que d fora de poca, ficou comprometida.

? No temporo vai ter perda, pelo menos no meu pomar. No fiz na poca certa. Eu achei que no ia chover tanto, achei que ele ia segurar como segurou nos outros anos. Mas esse ano eu dancei ? lamenta Belm, que calcula uma perda de 80%, cerca de 300 caixas a menos de laranja temporo.

Para evitar problemas como o da estrelinha e perdas como a do seu Belm, o agrnomo Ferreira d a dica:

? Quando eu fao com a irrigao, utilizo uma roadeira ecolgica e tento fazer as aplicaes de fungicidas no perodo correto do ano. Isso me traz uma segurana muito grande no controle da doena.


Fonte: Canal Rural

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 763
Total: 3.919.973
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/