- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Consecitrus, verdades e inverdades

04/02/2011
Em debate de que participamos representando a Associtrus, no Canal Rural no dia 2/2, ficou claro que a indstria pretende criar a imagem de que o Consecitrus seria a soluo para todos os problemas da citricultura e que a Associtrus, intransigente, contra a proposta.

A indstria de suco, muito espertamente, depois de mais de uma dcada negando-se a tratar de qualquer discusso sobre o Consecitrus, proposto pela Associtrus, repentinamente, no ano passado, procurou a Associtrus e posteriormente a FAESP e a SRB, ?oferecendo? um consecitrus que no atende aos interesses dos citricultores e seria extremamente vantajoso para a indstria.

Trs pontos so fundamentais: em primeiro lugar a indstria no quer incluir o suco NFC no clculo da receita do setor; em segundo lugar, quer que o preo de venda do suco seja baseado em relatrios ?auditados? fornecidos pela indstria; em terceiro, quer impor um nico representante para os citricultores. Uma proposta como esta consolidaria a situao atual em que o cartel impe os preos da laranja, com a vantagem de ?fazer de conta? que o preo da laranja estaria sendo definido pelo ?mercado?, o que, eles esperam, facilitaria a aprovao da fuso da Citrosuco com a Citrovita e, eventualmente, um acordo no processo de cartel que a indstria enfrenta no CADE/ SBDC. Finalmente, a imposio da criao de um rgo nico que representaria os citricultores no consecitrus, teria o objetivo de isolar a Associtrus e colocar como representante dos citricultores um ?amigo da indstria?, algum que se submeta e os citricultores aos interesses das esmagadoras.

A continuidade da discusso do consecitrus deve passar pela manuteno das trs entidades representativas dos citricultores na mesa de negociaes; a contratao de consultoria tcnica e jurdica para assessorar na elaborao de uma proposta que assegure o equilbrio entre as partes; a transparncia das informaes e a vinculao da remunerao dos citricultores aos preos pagos pelo consumidor final por todos os produtos e subprodutos da laranja.

A proposta da Associtrus criar um piso para a remunerao do produtor, enquanto a indstria busca estabelecer para a caixa de laranja um teto, que seria muito inferior ao piso da proposta da Associtrus.

Por: Flvio Viegas

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 413
Total: 3.918.811
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/