- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Bahia e Sergipe estabelecem cooperação para proteger citricultura

10/02/2011
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) vão estabelecer ações para garantir a qualidade sanitária da cadeia produtiva dos citros. Em uma reunião, que aconteceu no dia 2 de janeiro de 2011 na Emdagro, as duas instituições discutiram ações bilaterais de cooperação entre Bahia e Sergipe. A Adab e a Emdagro definiram a elaboração de um Termo de Cooperação Interestadual para englobar ações que contemplem as culturas em comum dos citros, banana e palma forrageira.

Dentre as ações, está a adoção conjunta do Plano de Contingenciamento do HLB (Greening), uma campanha publicitária dirigida ao setor produtivo dos citros, alertando para a ameaça do HLB e solicitação ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de revisão da Instrução Normativa 53, que regulamenta o controle do Greening. Definido o Grupo de Trabalho, a próxima reunião ocorrerá dia 7 de fevereiro de 2011, na sede da Adab, em Salvador (BA).

"Considerando a retração do setor citrícola internacional muito associada à ocorrência de pragas e conseqüentes perdas econômicas, Bahia e Sergipe precisam u nir esforços para manter a qualidade sanitária do produto", avaliou o diretor geral em exercício da Adab, Paulo Emílio Torres, durante a reunião.

Também estiveram presentes o diretor da Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá Filho, a fiscal estadual agropecuária, Suely Brito, e o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho.

"A produção de citros nos dois Estados representa o segundo polo de citricultura nacional. A atividade tem forte apelo socioeconômico e cultural para os produtores baiano e sergipano. A área disponível para a implantação desta atividade está em torno de 600 mil hectares atualmente", salientou o diretor de defesa Vegetal da Adab, Armando Sá, pontuando a dimensão desta atividade dentro do agronegócio.

Representando a Adab, a coordenadora do Programa Fitossanitário dos Citros, Suely Brito ministrou uma breve apresentação contendo as ações do Estado da Bahia face à ameaça do HLB e o Plano de Contingenciamento, além de um projeto de pesquisa intitulado HLB, uma abordagem biomatemática como ferramenta de apoio às ações de defesa agropecuária. O projeto é liderado por Dr. Francisco Ferraz Laranjeira, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, e tem a participação da Adab além da colaboração de diversas instituições nacionais e internacionais.


FONTE
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia
Assessoria de Comunicação da Adab
I vana Ramacioti e Suely Brito - Jornalistas
Telefone: (71) 3116-8461

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 543
Total: 3.922.112
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/