- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Cade aprova venda da Cargill

16/09/2005
Apesar de reconhecerem que a opera??o acirrou a concentra??o no mercado de suco de laranja, conselheiros aceitaram pareceres da SDE e da SEAE

O Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica (CADE) aprovou quarta-feira (14/9), por unanimidade, o ato de concentra??o que resultou na aquisi??o de ativos da Cargill Citros pelas empresas Citrosuco Paulista e Sucoc?trico Cutrale. Apesar de reconhecerem que a opera??o acirrou a concentra??o no mercado de suco de laranja, os conselheiros aceitaram os pareceres da secretarias de Direito Econ?mico (SDE), do Minist?rio da Justi?a e de Acompanhamento Econ?mico (SEAE), do Minist?rio da Fazenda, ignorando o apelo da Associtrus que, atrav?s de of?cio, pediu o adiamento do julgamento j? que os respectivos pareceres continham omiss?es e informa?es incorretas.

Na negocia??o, a Citrosuco assumiu a f?brica de Bebedouro, as fazendas de Rio Cortado (SP) e S?o Vicente (MG) e um armaz?m em Limeira. A Cutrale ficou com a f?brica de Uchoa (SP), as fazendas Portal e Vale Verde (ambas em Minas) e com o direito de explorar as instala?es da Cargill no terminal portu?rio de Santos.

Associtrus ? ?Foi sem surpresa, mas com profunda tristeza e decep??o que recebemos a decis?o do CADE que, mostrando insensibilidade e acatando relat?rios com omiss?es e informa?es incorretas, publicou decis?o que, lamentavelmente, mais uma vez prejudicar? os j? espoliados citricultores.

Mat?rias publicadas pela imprensa demonstram que o ?greening? est? se disseminando, o que poder? inviabilizar a citricultura brasileira, e os citricultores n?o tem condi?es financeiras para combat?-lo adequadamente, devido aos baixos pre?os e os abusos praticados pela ind?stria. O CADE ser? mais uma vez responsabilizado por ter tomado uma decis?o que ter? s?rias conseq??ncias para a citricultura brasileira e pelo impacto econ?mico e social que esta decis?o ter? sobre os munic?pios citr?colas e sobretudo sobre os citricultores e trabalhadores rurais. Desde o Compromisso de Cessa??o 17 mil citricultores foram expulsos da atividade e prevemos que nos pr?ximos anos mais cinco ou seis mil citricultores ser?o expulsos aumentando a concentra??o de renda e aumentando o desemprego.

Nos EUA os citricultores s?o apoiados e protegidos, enquanto que aqui somos abandonados ? nossa sorte nas m?os de uma ind?stria que tem transferido a renda do setor para o exterior ao exportar o suco de laranja, a pre?os que n?o cobrem os custos de produ??o, como ficou evidenciado nas investiga?es de ?dumping?, o que gerou mais uma vez, a condena??o e aplica??o de taxas que penalizam as nossas exporta?es?, comentou o presidente da Associtrus, Fl?vio Viegas, ap?s a divulga??o do resultado do julgamento.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 319
Total: 3.920.556
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/