- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Na terra da laranja, suco da fruta demora 11 anos para chegar merenda escolar

21/03/2011
Maria Fernanda Ribeiro
Especial para o UOL Notcias

Limeira, localizada 151 km a noroeste de So Paulo, tem o ttulo de Capital da Laranja. A cidade concentra o segundo maior nmero de Unidades de Produo Agropecuria do Brasil, divididos em 15,8 mil hectares. O prprio nome, Limeira, remete rvore que d fruto lima, da famlia das laranjas.

Pois em Limeira o suco natural de laranja demorou 11 anos para chegar merenda escolar. Foi na ltima quinta-feira (17), quando 55.000 alunos dos ensinos infantil, fundamental e mdio, alm do EJA (Educao de Jovens e Adultos), puderam trocar a bebida em p pela natural. O alimento chegou s unidades embalado em caixas longa vida.

Uma lei municipal de janeiro de 2000, do ento vereador Fausto Antonio de Paula (PDT) previa a incluso de laranja 'in natura', ou suco, no cardpio da merenda escola. O objetivo da lei era no s beneficiar as crianas com a ingesto das vitaminas oriundas do suco mas tambm incentivar os pequenos produtores.

Consumo dirio de suco de laranja reduz o mau colesterol e aumenta o bom, indica estudo. A Cooperativa dos Citricultores de Engenheiro Coelho e Regio (Cocer) assinou contrato com a Prefeitura de Limeira, no valor de R$ 928,9 mil, para o fornecimento da fruta at 30 de junho. Sero 104 produtores, e cada um deles fornecer, em mdia, o necessrio para 2 mil litros do suco.

De acordo com o presidente da Cocer, Santo Ferreira de Melo, preciso valorizar o pequeno produtor para que ele no desaparea e para que o espao utilizado para o cultivo da laranja no seja, por exemplo, totalmente substitudo pela cana-de-acar.

Esse projeto de uma grandiosidade para ns. H dez anos brigamos por isso. preciso educar a populao, desde criana, para que ela tome suco de laranja, disse Melo reportagem do UOL Notcias.

"Muito gostoso"

Presidente do Conselho de Alimentao Escolar (CAE) de Limeira, Edivaldo Mendes da Costa afirma que a lei s foi colocada em prtica aps muita presso do conselho. Ele citou ainda o atendimento a uma outra lei, a federal 11.947/09, cuja finalidade a compra de produtos da agricultura familiar.

A estudante da 6 srie Adrielle Prata Thomaz de Aquino, 12 anos, aprovou o mais novo ingrediente do cardpio. Antes era suco em p. Essa ideia muito boa, eu achei o suco muito gostoso.

De acordo com a Lupa (Levantamento Censitrio das Unidades de Proteo Agrcola do Estado de So Paulo), a cidade de Limeira perde apenas para Itpolis quando avaliada a quantidade de unidades agropecurias que produzem laranja. Em rea cultivada, Limeira a sexta no Estado, num ranking que engloba 56 municpios.


Crdito da foto: Lucas

<<Voltar


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 754
Total: 3.918.196
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/