- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Editorial +


Mudanças no mercado mundial de sucos.

04/04/2011

O mercado mundial de sucos, avaliado em US$ 79 bilhões em 2009, está em processo de grande transformação: prevê-se que tenha um crescimento de 3,4% ao ano no período 2009-2014 e assim atinja o valor de US$ 93 bilhões em 2014.

Esse mercado sofreu um grande impulso na década de 90 com a entrada da Pepsi Cola no setor de sucos, adquirindo inicialmente a marca Citrus Hill e posteriormente a Del Monte e a Tropicana, passando a competir com a Coca Cola no mercado mundial de suco. As duas têm investido pesadamente na aquisição de empresas com participação importante no mercado de sucos em todo o mundo e, em particular, nos BRICs e em outros países em desenvolvimento. Esse movimento deve-se à tendência de substituição dos refrigerantes tradicionais por elas fabricados, por produtos mais saudáveis a base de frutas.

Outra mudança importante também verificada nos últimos anos é o crescimento da demanda de frutas e sucos nos países em desenvolvimento, que embora ainda consumam produtos com baixo teor de suco, representam uma enorme ampliação da base de consumidores com poder aquisitivo crescente.

O sabor laranja ocupa 35% da preferência dos consumidores, seguido do sabor maçã com 16%, e tem enormes vantagens nas qualidades organolépticas e nutricionais, de disponibilidade e de organização da cadeia produtiva em relação aos demais sucos concorrentes, o que desmente as informações sobre a perda de competitividade do suco de laranja em relação aos outros sucos.

Com relação a preços, observamos que a maioria dos sucos tiveram altas expressivas nos últimos anos. Esses aumentos de preços, além do aumento da demanda, decorrem do aumento de custo de produção das frutas e também da redução da produção por efeito de doenças ou pragas, por problemas climáticos e pela substituição da produção de frutas por outras culturas mais rentáveis. Esses aumentos não são, portanto, conjunturais e deverão significar um novo patamar de preços.

Abaixo, mostramos a curva de evolução dos preços dos três principais sucos de fruta, onde podemos observar que o suco de laranja, apesar de suas vantagens acima mencionadas e seu custo maior de produção e distribuição, por ser congelado, ainda é comercializado com preço inferior ao do suco de maçã e um pouco superior ao do suco de abacaxi que é um subproduto da conserva de abacaxi.




Fonte: Flávio Viegas
Fonte gráfico: FOODNEWS


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 386
Total: 3.920.623
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/