- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Editorial +


Uma década brilhante para o mercado de sucos.

02/05/2011

O mercado mundial de sucos, avaliado em US$ 79 bilhões em 2009, está em processo de grande transformação: prevê-se que tenha um crescimento de 3,4% ao ano no período 2009-2014 e assim atinja o valor de US$ 93 bilhões em 2014.

O setor de sucos teve um grande impulso na década de 90 com a entrada da Pepsi Cola, que inicialmente adquiriu a marca Citrus Hill e posteriormente a Del Monte e a Tropicana, passando a competir com a Coca Cola no mercado mundial. As duas têm dividido o mercado e investido pesadamente na aquisição de marcas com participação importante no mercado de sucos em todo o mundo e, em particular, nos BRICs e em outros países em desenvolvimento. Esse movimento deve-se à tendência de substituição dos refrigerantes tradicionais por elas fabricados, por produtos mais saudáveis à base de frutas.

Outra mudança importante também verificada nos últimos anos é o crescimento da demanda de frutas e sucos nos países em desenvolvimento, que embora ainda consumam produtos com baixo teor de suco, representam uma enorme ampliação da base de consumidores com poder aquisitivo crescente.

O sabor laranja ocupa 35% da preferência dos consumidores, seguido do sabor maçã com 16%, e tem enormes vantagens nas qualidades organolépticas e nutricionais, de disponibilidade e de organização da cadeia produtiva, em relação aos demais sucos concorrentes, o que desmente as informações sobre a perda de competitividade do suco de laranja em relação aos outros sucos.

Esse cenário é extremamente favorável aos citricultores brasileiros, pois o Departamento de Citros da Flórida, FDOC, prevê um mercado estável e de preços remuneradores para os citricultores daquele estado no período que se estende até a safra 2020-2021.

Porém, contrariando a missão oficial do FDOC de ampliar o mercado para o suco de laranja, a esperança do Departamento é de que a demanda não cresça na próxima década, pois a produção da Flórida deve manter-se no nível de 130 a 140 milhões de caixas por ano e qualquer crescimento da demanda causaria aumentos adicionais de preço do suco ao consumidor e das importações.

Se o consumo nos EUA retornasse aos patamares anteriores a 2004-05, quando os furacões causaram o início da queda de produção e espalharam o cancro cítrico e o greening, as importações dobrariam de volume. Ainda segundo os economistas do FDOC, o Brasil não teria condições de suprir um aumento de demanda dessa ordem, pois isto corresponderia a transferir para o mercado norte americano 50% de sua produção anual de suco de laranja e eles não vêem nenhum outro produtor com potencial para atender um crescimento das exportações dessa ordem.

Esse cenário evidencia que, ao contrário do que a indústria e o Markestrat informam e com isto pretendem justificar a redução do preço da laranja, a relação oferta/demanda está e se manterá favorável ao produtor e não há nenhum produtor ou produto que venha a atender ao aumento da demanda.

Este é o momento de fortalecer nossa organização e garantir uma renda compatível com os investimentos, custos e riscos de nossa atividade, para recuperarmos as perdas impostas pelo cartel nestas duas últimas décadas.

O parecer da SEAE do Ministério da Fazenda, recomendando a aprovação da fusão da Citrosuco com a Citrovita, não se justifica e representará, ao contrário do que o documento afirma, num enorme aumento de poder de mercado da indústria e com certeza implicará em perdas para os citricultores independentes, pois com maior concentração, poder econômico e político e certeza de impunidade, o cartel imporá aos produtores preços muito inferiores que um mercado livre e competitivo estabeleceria.


Fonte: Flávio Viegas


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 638
Total: 3.910.630
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/