- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Indstria no comparece em audincia no Senado

11/08/2005
Informa?es ser?o enviadas ao Cade, ? SDE e ? SAE. Medidas ser?o tomadas para que o citricultor possa continuar colaborando com o Brasil.

Representantes das ind?strias Citrosuco, Cutrale, Dreyfus e Citrovita confirmaram presen?a mas n?o compareceram ontem (10) ? audi?ncia p?blica no Senado para discutir o processo de concentra??o econ?mica em curso na citricultura brasileira.

O presidente da Associtrus, Fl?vio de Carvalho Pinto Viegas, acredita que a postura da ind?stria demonstra sua arrog?ncia perante o governo e os demais envolvidos na cadeia produtiva. ?? uma atitude de afronta do setor industrial com o Congresso Nacional. ? a segunda vez que confirmam presen?a e n?o comparecem. Acredito que medidas ser?o tomadas para colocar a ind?stria em seu devido lugar. Ela se acha dona do pa?s. Estamos trabalhando para que as leis sejam cumpridas?, frisa Fl?vio Viegas.

Realizada a pedido dos senadores Aelton Freitas (PL/MG) e Eduardo Suplicy (PT/SP), a audi?ncia contou com a diretora-adjunta da Secretaria de Direito Econ?mico (SDE) do Minist?rio da Justi?a, B?rbara Rosemberg; do representante da Secretaria de Acompanhamento Econ?mico (SAE) do Minist?rio da Fazenda, Marcelo Saintive; do fiscal federal agropecu?rio da Secretaria de Pol?tica Agr?cola do Minist?rio da Agricultura, Gustavo Firmo de Ara?jo; do procurador regional do Trabalho de Campinas, Ricardo Wagner Garcia; e do presidente da Associtrus, Fl?vio Viegas.

O presidente da audi?ncia, senador Fl?vio Arns (PT/PR), classificou a audi?ncia como ?produtiva, esclarecedora e preocupante, porque as informa?es de quem cultiva a laranja d?o conta do desrespeito da ind?stria ? livre concorr?ncia e ? produ??o e enfatizam a concentra??o econ?mica evidente no setor. A partir dos dados apresentados, vamos exigir a participa??o do Legislativo e dos minist?rios da Justi?a, da Fazenda e da Agricultura na an?lise dessa concentra??o econ?mica. O Senado ir? acompanhar a quest?o de perto e enviar os elementos necess?rios para o Cade, a SDE e a SAE, para que sejam tomadas as medidas necess?rias para que o produtor tenha rentabilidade adequada para continuar colaborando com o Brasil?.

Para Eduardo Suplicy, a audi?ncia mostrou aos representantes dos minist?rios da Fazenda, da Justi?a e da Agricultura e ao Senado a real situa??o dos citricultores e dos trabalhadores rurais. ?Ficou evidente que o setor enfrenta graves problemas resultantes da concentra??o econ?mica, j? que quatro ind?strias absorveram quase 90% da produ??o de laranja, exercendo assim um poder econ?mico muito forte. ? importante que os produtores enviem mais elementos e documentos para as comiss?es de Assuntos Econ?micos e de Agricultura, porque firmamos o compromisso de enviar esses documentos para o Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica que ir? tomar decis?es a respeito dessa concentra??o?, disse Suplicy.

Vinte produtores de Tai?va e de Bebedouro e 40 de It?polis foram a Bras?lia para demonstrar sua insatisfa??o e indigna??o com a postura da ind?stria. ?Estamos brigando pela dignidade do produtor de laranja e do trabalhador rural e esperamos que o governo atenda nossas reivindica?es?, finaliza presidente do Sindicato Rural de It?polis, Valdir Buttarello.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 423
Total: 3.918.821
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/