- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Safra paulista 2011/12 de laranja estimada em 355 milhões de caixas

05/05/2011
Estimativa de safra divulgada nesta quinta-feira, durante a Agrishow Ribeirão Preto, aponta para a safra 2011/12 um volume comercial a ser produzido de aproximadamente 355 milhões de caixas de 40,8 quilos no Estado de São Paulo. Estima-se que, desse total, 303 milhões de caixas terão como destino as unidades processadoras de suco e 52 milhões de caixas deverão ser destinadas ao mercado in natura.

A área total plantada no Estado está sendo estimada em 601,6 mil hectares, sendo 549,6 mil de pomares em produção, com uma produtividade prevista de 671,6 caixas por hectare (8,6% superior à produtividade por planta obtida na safra passada, de 1,75 caixas).

O levantamento foi realizado entre março e abril de 2011, numa parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As influências climáticas ocorridas em 2010 foram favoráveis, isto é, o longo período de estiagem que prejudicou a safra passada foi fundamental para estressar a planta e induzir a excelente florada. A chuva veio na hora certa, o que foi fundamental para o "pegamento" dos frutos, e continuou em quantidade adequada para que os chumbinhos pudessem se desenvolver, o que também favoreceu as condições para os tratos fitossanitários dos pomares citrícolas.

MÃO-DE-OBRA ? O levantamento ainda permitiu estimar, em março de 2011, que cerca de 211 mil trabalhadores estavam envolvidos na produção de laranja, sendo 66 mil trabalhadores permanentes (proprietário, arrendatário, parceiro e seus familiares, mensalista, tratorista e administrador), e 145 mil trabalhadores na categoria volantes. Nesta época do ano a ocupação de mão-de-obra está, principalmente, nos tratos culturais e na colheita das frutas "temporonas".

O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura Wagner Rossi, o superintendente de informações do agronegócio da Conab, Airton Camargo, e pelo secretário de Agricultura em exercício, Antonio Julio Junqueira de Queiroz. (Veja o material completo no site www.iea.sp.gov.br)



FONTE: http://www.agricultura.sp.gov.br

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 538
Total: 3.922.107
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/