- Terça-Feira 16 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Diretora de Direito Econmico rene-se com lideranas do segmento citrcola em Bebedouro

09/08/2005
B?rbara Rosemberg ouve argumentos que comprovam anticoncorr?ncias praticadas pela ind?stria.

Para coletar dados que possam ser ?teis na investiga??o de pr?ticas anticoncorrenciais no setor citr?cola, a diretora de Direito Econ?mico do Minist?rio da Justi?a, B?rbara Rosemberg, acompanhada da coordenadora-geral de Controle de Mercado, Mariana Tavares de Ara?jo, se reuniu com produtores de citros, pol?ticos e representantes do setor citr?cola, na sede da Associtrus, em Bebedouro.

B?rbara ouviu argumentos de que o setor sofre com a elimina??o substancial da concorr?ncia e de que a venda da Cargill para os grupos Cutrale e Fischer ? apenas mais uma etapa do processo de carteliza??o da citricultura. ?Este primeiro contato tem car?ter informal, portanto, nenhuma das declara?es ser?o utilizadas especificamente nos processos. Viemos a Bebedouro para conhecer a din?mica e o funcionamento do setor e, a partir da?, definirmos os focos e a linha de investiga??o que iremos adotar. A reuni?o foi extremamente proveitosa, porque nos ajudar? a definir nossa linha de investiga??o?, disse B?rbara Rosemberg.

Apesar de a reuni?o acontecer nos moldes da realizada com o conselheiro do Cade, Luiz Carlos Prado, em 10 de junho, a SDE (Secretaria de Defesa Econ?mica) objetiva investigar de forma mais ampla as pr?ticas anticoncorrenciais do setor. ?Do ponto de vista pr?tico, a SDE tem a incumb?ncia de fazer as investiga?es, concluir os relat?rios e encaminha-los para o Cade, que ? o ?rg?o com poder de julgamento. O conselheiro Prado veio a Bebedouro tratar especificamente do ato de concentra??o da Cargill e nossa visita objetiva levantar todos os argumentos que possam ser utilizados numa investiga??o de poss?veis pr?ticas anticoncorrenciais?, declara B?rbara.

O deputado Ant?nio Carlos Mendes Thame (PSDB) ap?ia a iniciativa da Associtrus por considerar o mercado c?tricola um dos mais assim?tricos da economia nacional. ?A desigualdade no poder de barganha no mercado citr?cola ? vis?vel, por isso, se a Associtrus conseguir o apoio da SDE e do Cade, teremos aliados fortes ao nosso lado e que, ao meu ver, s?o os ?nicos capazes de abrirem caminhos plaus?veis para conseguirmos melhorar a remunera??o do citricultor e do trabalhador rural. Tenho trazido meu apoio ? Associtrus e, a partir de agora, irei atuar efetivamente junto ao Cade para que os citricultores consigam ter condi?es melhores de relacionamento comercial com a ind?stria?, diz Mendes Thame.

O prefeito de It?polis, Moacir Ziteli, observa a import?ncia do setor produtivo se unir em prol da melhoria da distribui??o de renda na cadeia. ?A citricultura representa 80% da economia de It?polis, por isso apoiamos todas as iniciativas que s?o feitas em prol da melhoria das condi?es do produtor. Temos 11 milh?es de p?s de laranja e produzimos 20 milh?es de caixas, por safra?, informa.

O presidente da Associtrus, Fl?vio Viegas, acredita que os objetivos da entidade foram alcan?ados. ?Expusemos de forma objetiva os problemas da citricultura e recebemos orienta?es quanto ?s melhores formas de transmitirmos nossas informa?es para o governo. O papel da Associtrus ? levar os problemas da citricultura a todas as inst?ncias do governo para que ele se sensibilize e nos d? o apoio necess?rio para nos mantermos e continuarmos sendo uma atividade importante para a economia brasileira?, finaliza Fl?vio.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 209
Total: 3.916.884
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/