- Quinta-Feira 28 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Fórum em Defesa da Citricultura debate Custos e preços: impactos no campo e na indústria

31/05/2011
Custos e preos: impactos no campo e na indstria foi o tema central do Frum em Defesa da Citricultura, sexta-feira (27/5), no auditrio da Faculdade de Cincias Agronmicas/ UNESP, Campus Universitrio do Lageado, em Botucatu.

Na abertura, o representante do Ministro Wagner Rossi, superintende do Ministrio da Agricultura do Estado de SP, Jos Tadeu de Farias, falou da importncia do evento para o setor. 'O Governo do Estado est a disposio dos citricultores para que haja sempre relevante atuao na execuo dos planos para a melhoria em defesa da citricultura', disse.

A primeira mesa redonda do dia discutiu os 'Custos de produo de laranja para a Agroindstria'. Mrcio Luis Borella, representando a Associtrus, apresentou a planilha de custos da associao e discorreu sobre os atrasos culturais do produtor e os impacto dessa atitude ao custo. O Frum importante para criar o interesse do produtor em se organizar. A partir do momento que o produtor se associar, ganhamos fora poltica para lutar contra ao que atende apenas os interesses da indstria. A planilha apresentada serve de alerta ao produtor, que precisa aprender a controlar seus custos, disse Borella.

O representante da senadora Ktia Abreu, o economista e coordenador de Assuntos Econmicos da CNA, Renato Conchon, destacou a importncia da divulgao dos custos. O produtor precisa discutir a questo dos custos e preos, para que possa gerenciar melhor os seus custos. Para que o produtor tenha competitividade, necessrio que todos venham para uma mesa de negociao para que seja discutido o custo gerencial do produtor e para que a indstria entenda o quanto necessrio pagar pela caixa de laranja, finaliza.

Para o presidente da CitrusBR, Christian Lohbauer, a justificativa do Frum, tem um texto que no confere com o que esta acontecendo atualmente. So acusaes permanentes de que a indstria formata preos, que existe um sistema industrial com inteno deliberada de tirar o pequeno produtor do jogo, e isso no existe. O que est acontecendo de fato um processo de integrao de negociao permanente h pelo menos 2 anos, diz Lohbauer.

Para o representante da GECUP/CONAB, Asdrbal de Carvalho Jacobina, os nmeros que a Associtrus apresentou so condizentes com aquilo que a CONAB tem, ou seja, demonstra que o produtor est comercializando sua produo em prejuzo. A CONAB vai atualizar o pacote tecnolgico agora no segundo semestre e vamos incluir no nosso custo de produo aplicaes de agrotxicos para combater o greening, o que vai aumentar o nosso custo que hoje est em torno de R$ 10,50 para mais prximo do custo da Associtrus, que est em torno de R$ 11,50, comenta Asdrbal.

Na segunda mesa redonda, o tema discutido foi 'Preo de compra da laranja pela Agroindstria'. importante trazer o setor industrial e o setor produtivo para debater e expor os custos de produo. O tema foi escolhido por sua relevncia econmica mas, posteriormente, traz consigo a discusso poltica. Esperamos que a Frente Parlamentar tenha um plano estadual para o nosso Estado, para que juntos, possamos defender os interesses da Citricultura no Brasil, disse o secretrio adjunto de Agricultura e Abastecimento, Mrcio Campos.

Na ltima mesa redonda do dia o tema foi 'Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura'. O representante do Deputado Mendes Thame, assessor de gabinete Kal Machado, observou que comeamos a entrar no ciclo de se encontrar solues. O Consecitrus, se evoluir para um modelo que contemple os custos do produtor, ser uma avano enorme. Acredito que o produtor precisa buscar alternativas, independentemente da indstria.

De acordo com o presidente da Associtrus Flavio Viegas, estamos discutindo temas recorrentes, porm, de extrema importncia que so: custo na produo, relao com a indstria e preos. Sabemos que so assuntos de difcil soluo, mas que no podem ser deixados de lado. Esse descompasso entre custo e preos que vem criando gravssimos problemas para a citricultura s vai se reverter quando o produtor tiver renda. E renda so preos que superam os custos. Ento essa discusso mais uma etapa de um processo que um dia vai ter soluo. Mas no nada que se resolva de um dia para o outro, finaliza Viegas.

O Frum em Defesa da Citricultura foi uma realizao da Prefeitura de Botucatu, da Faculdade de Cincias Agronmicas/ UNESP, da CATI, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, do Governo do Estado de So Paulo, da Assemblia Legislativa do Estado de So Paulo, da FATEC, da CONAB, da CNA, da Citrus BR, do Sindicato Rural de Bebedouro, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Botucatu, do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) e da Associtrus.





<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1568
Total: 3.908.031
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/