- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Cerca de 60% dos relatórios de greening não foram entregues em São Paulo

11/07/2011
Produtores tm at a prxima semana para enviar o documento obrigatrio.

Cerca de 60% dos relatrios semestrais de inspeo de pomar ctrico no foram entregues no Estado de So Paulo. Os produtores tm at a prxima semana para enviar o documento obrigatrio que comprova as vistorias de controle do greening e do cancro ctrico. Mas muitos citricultores nem sabem que, junto com este relatrio, aderem a um seguro oferecido pelo governo paulista.

A situao desoladora. O produtor Joo Francisco do Nascimento fica triste em ver o pomar de ponkans totalmente seco. Ele diz que antes produzia 250 caixas da fruta. No ano passado a produo reduziu muito, em torno de 50 caixas. E agora nem vai ter ponkan no p. As plantas tem quase 15 anos e desde 2009 comearam a apresentar sintomas semelhantes ao greening. Algumas rvores j morreram.

Depois de um ano, quando morreu aqueles ps que tinha, arranquei os troncos e queimei tudo para no ficar, mas j tinha passado para os outros e foi atacando cada vez mais conta. A instruo normativa n. 53, publicada em 2008 pelo Ministrio da Agricultura, determina que do produtor a responsabilidade sobre as vistorias para controlar o greening na propriedade.

De acordo com a legislao, o controle efetivo da doena s pode ser feito com a inspeo do pomar e a eliminao das plantas doentes. E o citricultor do Estado de So Paulo que tiver problemas pode ainda contar com um seguro. Mas muitos desconhecem que tem direito a este benefcio.

Eu no sabia [do seguro]. Estou sabendo agora revela Nascimento.

O pequeno produtor conta que procurou ajuda, mas no teve resposta. O agrnomo responsvel pelas visitas s propriedades, da Casa de Agricultura de Sumar, relata no saber da situao do pequeno produtor. Ele confessou que este ano no fez nenhum acompanhamento com os citricultores da regio. Mas confirmou que o produtor tem direito ao seguro, porque fez o relatrio de inspeo do segundo semestre de 2010.

A diretora do Grupo de Defesa Sanitria Vegetal, ligado Secretaria de Agricultura de So Paulo, Lgia Vasconcellos Martucci, avalia que preciso verificar o que acontece no pomar antes de saber se existe ou no alguma doena.

Como um pomar j de uma certa idade, que deve ter um acompanhamento de baixa tecnologia e investimento, existem condies que podem ter levado esse pomar a essa situao. H necessidade de uma visita que pode ser de um tcnico da Casa de Agricultura ou da Defesa Agropecuria da regional de Campinas explica.

Os produtores precisam fazer o relatrio de inspeo obrigatrio, que d direito ao seguro em caso de incidncia de greening ou cancro ctrico. Para o coordenador da Defesa Agropecuria, nos ltimos dois anos os citricultores esto mais preocupados com as vistorias nos pomares.

bvio que ainda precisamos aprimorar a sensibilizao do produtor para que ele envie essas informaes. Ns avaliamos que tem sido positivo, pois no ltimo semestre, os ndices de envio de relatrios foi superior a 90% via o sistema informatizado relata o coordenador da Defesa Agropecuria SP, Cludio Alvarenga de Melo.

Mas, segundo Lgia Martucci, at agora somente 40% dos relatrios foram entregues. No fim de 2010 foram feitos cerca de 20 mil. Ela alerta que o prazo vai at a prxima semana.

A maioria deixa para a ltima hora, mas a gente pede que todos procurem os escritrios de Defesa Agropecuria, Casas de Agricultura, as cooperativas, o segmento iniciativa privada - que d apoio neste sentido, e os sindicatos rurais para que ele providencie a entrega do relatrio via eletrnica. O prazo at o dia 15 de julho e aps este prazo ele vai entrar em irregularidade, de acordo com a legislao esclarece Martucci.


Fonte: Canal Rural

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 412
Total: 3.918.810
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/