- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Produtores de laranja lima de AL querem ampliar mercado consumidor

21/07/2011
O consumo de laranja lima pelo alagoano no suficiente para absorver toda a produo do Estado, focada na regio do Vale do Rio Munda. Por isso, os produtores vendem parte da produo para Pernambuco, mas mesmo assim no tm conseguido preos satisfatrios.

Para apontar caminhos de escoamento da produo e definir parcerias com foco na comercializao, produtores de laranja e representantes de entidades pblicas participaram de uma reunio, nesta segunda-feira, 18, na Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrrio (Seagri).

Segundo a gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) de Laranja no Vale do Munda, Leila Flvia do Nascimento, o consumo de laranja lima ainda pequeno em Alagoas por falta de conhecimento da populao, o que reduz a procura e eleva o preo nos supermercados. ?Mas uma fruta to saudvel quanto a laranja pera, e com ela tambm possvel fazer suco, bolo, geleia, polpa e doce de casca?, citou.

De acordo com o secretrio de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, um dos caminhos para escoamento de parte da produo da laranja lima inclu-la nas vendas aos supermercados, por meio do Programa Brasil sem Misria, do governo federal, como vai ocorrer com a farinha de mandioca dos agricultores da Regio Agreste.

?Vamos ter essa conversa com os representantes da rede varejista. Mas antes, queremos um levantamento das condies de produo e da capacidade das cooperativas que trabalham com a laranja?, afirmou o secretrio.

O presidente da Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima (Cooplal), Antnio Carlos de Souza, informou que o grupo j vende para duas redes de supermercados em Macei, mas mesmo assim a compra ainda pequena diante da produo por safra.

?Nossa cooperativa trabalha hoje com 15 associaes, o que inclui cerca de 500 produtores?, salientou. ?Vender para outros supermercados sim um caminho para esses agricultores?, completou Antnio Carlos de Souza. Ele disse tambm que a cooperativa est adquirindo um caminho, que vai facilitar o transporte da fruta e, em breve, vai vender polpa.

Outra ao que estimula a comercializao da laranja lima a compra feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo Elizeu Rego, superintendente da instituio em Alagoas, somente este ano foram investidos R$ 2,5 milhes na compra de produtos dos agricultores da regio do Vale do Munda. ?Desse total de recursos, 90% foram para compra de laranja lima. Adquirimos o produto de mais de 800 agricultores?, destacou.


Fonte: Governo do Estado de Alagoas

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 417
Total: 3.918.815
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/