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São Paulo tem 10 mil km de estradas esburacadas

25/07/2011
O jornal O Estado de São Paulo publicou uma reportagem com o título acima onde se destacam os seguintes pontos.

Dos 15,8 mil quilômetros de rodovias estaduais sem pedágio do Estado de São Paulo, pelo menos 10 mil km têm problemas de conservação e precisam de reformas, aponta levantamento realizado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (Setcesp).

A extensão da malha ruim é quase o dobro dos 6,2 mil quilômetros da rede estadual com pedágio, considerada em bom estado. O alto custo da tarifa leva os motoristas, principalmente caminhoneiros, a usar as rodovias sem pedágio como rota de fuga, piorando suas condições.

O problema é que, sem conservação, a estrada de pista simples não aguenta o tráfego pesado e intenso. O asfalto está esburacado e os acostamentos desapareceram. O único serviço, de tapa-buracos, é ocasional e não dá conta.

Malha viária. O Setcesp monitora as condições das rodovias em São Paulo para passar informações aos associados. De acordo com o vice-presidente da entidade, Manoel Sousa Lima Júnior, o Estado tem duas malhas viárias bem distintas. "Uma é a malha concedida à iniciativa privada, que é boa, mas também tem pedágios com valores absurdos, e outra é a malha sem pedágio, quase toda de estradas muito ruins. Parece que, ao fazer a concessão, o Estado se desobrigou de conservar o resto", diz.

Nos trechos sem cobrança, o asfalto e a sinalização são ruins, não há acostamentos e os acidentes são freqüentes.

Acrescentamos que mesmo nas estradas concedidas, embora em bom estado geral, há grandes extensões de rodovias com pisos ondulados e, o mais grave, com a sinalização horizontal, faixas e olhos de gato, desgastada o que coloca o usuário em um risco inadmissível e injustificável diante dos ganhos econômicos auferidos pelos concessionários.

Os fatos acima evidenciam o descaso do governo e falhas inaceitáveis na fiscalização que deveria ser exercida pela ARTESP!

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