- Quinta-Feira 28 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Ministro promete revolução na Agricultura

21/09/2011
Por Tarso Veloso e Mauro Zanatta


"No me venha falar em dvida. Querem conselho meu? No falem em dvida. Vamos produzir", afirma o novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho


Quase um ms aps assumir o Ministrio da Agricultura, o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) prepara uma ampla mudana na estrutura da Pasta para melhorar a gesto e recuperar o peso poltico da atividade agropecuria. Em entrevista ao Valor, o ministro informou que vai extinguir algumas secretarias, mudar atribuies e criar uma estrutura exclusiva para o cooperativismo. Mendes vai transformar secretrios em assessores especiais, todos respondendo ao novo supersecretrio-executivo, o advogado Jos Carlos Vaz, ex-diretor de Agronegcios do Banco do Brasil.

A fora de Mendes emana, em grande medida, da intimidade de longa data com a presidente Dilma Rousseff. Ele amigo do ex-marido de Dilma, Carlos Arajo, e priva da intimidade do chefe de gabinete da presidente, Giles Azevedo. Mendes, que cumpre o quinto mandato consecutivo na Cmara, considerado habilidoso e bem relacionado na cpula do poder. De sua posse at agora, tem negociado acordos polticos internamente no governo. Esteve com os ministros Guido Mantega, Antonio Patriota, Fernando Pimentel e Afonso Florence. Com todos, operou para recuperar os espaos polticos perdidos pelo ministrio nas ltimas dcadas. Tambm pediu ao presidente do BNDES, Luciano Coutinho, a criao de uma Vice-Presidncia de Agronegcio no banco estatal.

Para levar seu plano adiante, Mendes est "limpando", sem alarde, a estrutura montada pelo antecessor Wagner Rossi no ministrio. Comeou a "enxugar" a Pasta em busca de "gesto". Quer "dar resultados", como acertado com a presidente Dilma. Todas as secretarias sero ligadas Executiva, que ser uma superestrutura. As estatais tero regras de "governana financeira" para evitar denncias de desvios e acusaes de irregularidades como as ocorridas na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). E j pediu ao empresrio Jorge Gerdau, hoje presidente da Cmara de Gesto e Competitividade do governo federal, e ao Banco do Brasil algumas consultorias para ajudar em sua gesto.

Valor: O sr. prepara mudanas na estrutura do Ministrio?

"Estou reinserindo o Ministrio da Agricultura no governo e seguindo as polticas da presidente"

Mendes Ribeiro : A estrutura antiga. Eu quero enxugar diretorias e o ministrio precisa ser enxugado. Vou fortalecer o ncleo poltico e mudar bem a estrutura do ministrio. Vou criar algumas secretarias e extinguir alguns cargos de secretrio, puxando a vaga para a Assessoria Especial do Gabinete, subordinado ao secretrio-executivo.

Valor: Algum exemplo prtico?

Mendes Ribeiro : Eu vejo aqui nesse enorme ministrio uma secretaria de Associativismo e Cooperativismo. Eu quero terminar com essa secretaria e criar a Secretaria de Cooperativismo. Eu quero dar destaque para o cooperativismo. A criao da secretaria de Cooperativismo, neste momento, algo que se impe. O assunto j tem status de secretaria. Por mim, eu trabalharia diferente, j estou mudando at o organograma. Na contramo, a Secretaria de Defesa Agropecuria manter com suas diretorias, mas seu secretrio vai para uma assessoria especial.

Valor: Como ser esse desenho?

Mendes Ribeiro : Quero botar tudo embaixo da Secretaria-Executiva e ter cinco pessoas que possam trabalhar em todas as reas em que for necessria uma interveno poltica. Isso extraordinariamente importante. Eu quero pensar ministro e Secretaria-Executiva at para que possa ter esse organograma de coordenao. Preciso de soluo para problemas. Preciso agir. Tenho muita confiana no Jos Carlos Vaz. Ele tem uma caracterstica que me faz admir-lo muito. Ele bom carter. Esprito pblico. Eu me identifiquei com ele.

Valor: um reposicionamento poltico do ministrio?

Mendes Ribeiro : Eu quero chegar em um ministrio enxuto, eficiente, prestando servio ao agricultor, sendo protagonista e, de acordo com a orientao da presidente Dilma, fazendo as coisas acontecer. Para isso, estou reinserindo o Ministrio da Agricultura no governo e seguindo as polticas da presidente Dilma. Ela foi enftica na questo da Defesa Agropecuria. prioridade. Produo prioridade. Ento, temos que criar soluo que possa nos aproximar.

Valor: Como ser a reinsero?

"Tenho boa relao com o [ministro Guido] Mantega. Pedi para ele cuidar de mim, no me esquecer, no me abandonar"

Mendes Ribeiro : Eu preciso que a Agricultura se insira no governo. Que o vice-presidente de Agronegcios do Banco do Brasil, o Osmar Dias, seja meu parceiro l. Que eu sente com o BB e diga. "Vamos trabalhar juntos? Vamos fazer um projeto casado? O banco e o Ministrio da Agricultura?" Tambm liguei para o presidente do BNDES, o Luciano Coutinho. "Presidente o senhor me recebe?". Ele disse: "Mas ministro eu vou a". "No, eu fao questo de ir a". "Eu estou fazendo uma agenda que o senhor vai se arrepender de eu no ir a". Eu quero fazer uma agenda com todos os assuntos que o BNDES tem que me ajudar. "Olha, Coutinho, eu posso at te pedir que crie uma vice-presidncia de Agronegcios no BNDES".

Valor: Qual a estratgia para isso?

Mendes Ribeiro : Tenho que falar com o Mantega. Eu preciso fazer para isso. Se as coisas esto acontecendo, a culpa nossa. Se no esto, nossa tambm. Eu tive o doutor Gerdau [presidente da Cmara de Gesto da Competitividade] trs horas aqui comigo. Ns queremos qualidade, gerenciamento, gesto propriamente dita. Eu quero resultado.

Valor: uma recomposio das atribuies perdidas?

Mendes Ribeiro : O ministrio perdeu o Desenvolvimento Agrrio. Ser que o governo criou o ministrio politicamente? Quem pensa assim no quer olhar que o Ministrio da Agricultura no estava cuidando devidamente dos pequenos agricultores. Se demorasse mais um pouco, a Conab ia para o Desenvolvimento Social. Mais um pouco, e a Embrapa ia para a Cincia e Tecnologia. A Pesca j saiu daqui tambm. A poltica agrcola quem define o Ministrio da Fazenda. quem bota dinheiro. A a agricultura ia ficar com o qu? Com os grandes empresrios? A quem que o mdio produtor vai recorrer no momento que est sendo empurrado para a comercializao?

Valor: Como resolver isso?

Mendes Ribeiro : Por exemplo, preciso conversar com o ministro Mantega para compreender porque a agricultura no entrou no [programa] Brasil Maior. Eu quero ter uma parte. Eu preciso fazer para isso. Outro exemplo: convidei o Gilson Bittencourt [secretrio-adjunto da Fazenda] para ser meu secretrio de Poltica Agrcola. Ele no pde, mas eu chamei. Eu quero uma poltica agrcola consistente. Eu quero um seguro de renda.

Valor: O sr. prximo da presidente mesmo? Como essa relao?

Mendes Ribeiro : Eu tenho uma relao muito grande com a Dilma e a famlia dela, de carinho, de afeto, de admirao. O Carlos [Arajo, ex-marido de Dilma] um grande amigo que eu tenho. E ela ficou minha amiga por que eu saa da casa deles s 4 horas da manh, 5 da manh, trabalhando. Durante a Constituinte Estadual, eu era relator e ele, o adjunto. Ns ficamos juntos trabalhando l. Tenho certeza que ela confia em mim. Isso o mais difcil da relao e eu preciso fazer o possvel e o impossvel para ser digno da confiana da presidente da Repblica. A, me perguntam: de que tipo a relao? institucional. Ela presidente e eu sou ministro.

Valor: Isso lhe d poder extra?

Mendes Ribeiro : Tambm perguntam: por causa disso voc privilegiado? Se me conferisse poder extra eu no teria condio digna para estar aqui. Eu tenho que ser igual aos demais. Eu no tenho que levar problema para a presidente Dilma, eu tenho que resolv-los e por isso que eu tenho que ser to exigente aqui dentro.

Valor: Essa amizade lhe favorece?

Mendes Ribeiro : evidente que se a presidente diz gostar de mim, e diz ter relao especial comigo, pode me ajudar. Mas eu ajo com a maior responsabilidade. Ela tem uma caracterstica que me encanta: esprito pblico. Ser amigo e pessoa de confiana da presidente s aumenta minha responsabilidade muito mais. Eu no tenho o direito de errar.

Valor: E o seu relacionamento dentro do governo?

Mendes Ribeiro : Eu tenho uma relao diferente com as pessoas, claro. O Gilberto [Carvalho] meu amigo, o Giles [Azevedo] meu amigo. Eu transito bem pelo governo. Agora, eu tenho mais constrangimento em incomodar a presidente Dilma do que algum que no conhece ela. Eu me relaciono com as pessoas. Sempre foi minha grande caracterstica. No tenho inimigo. Isso forma de proceder.

Valor: A criao da rea internacional no ministrio gerou cimes no Itamaraty. Isso permanece?

Mendes Ribeiro : A rea internacional fica como est. Gosto muito dele [Clio Porto, secretrio da SRI] e est fazendo um grande trabalho. Mesmo assim, vou vincular a secretaria ao Ministrio de Relaes Exteriores. Vou agir de comum acordo, vou ter um assessor de Relaes Internacionais. A defesa [agropecuria] e o mercado so duas coisas extremamente importantes que se conflitam. Como eu vou trabalhar a defesa longe do internacional? Eu liguei para o ministro de Relaes Exteriores [Antonio Patriota] e falei: "Ministro, por melhor que seja meu adido aqui, ningum vai ser melhor que o ministrio do senhor fazendo a aproximao. Eu quero mercado. Eu preciso de mercado para o meu produto". Isso significa que o MRE vai estar mais prximo.

Valor: E os problemas de comrcio?

Mendes Ribeiro : A forma buscar mercado, abrir mercados. Em trs meses, ns mudamos totalmente o caminho da carne suna. A Rssia, que tinha 48% de participao nas exportaes brasileiras, passou a ter 8%. O resto se levou para Hong Kong e Coreia. A gente est buscando isso. Escreva e me cobre. Eu tenho expectativa muito grande no mercado de carne suna e de frango.

Valor: Qual o caminho?

Mendes Ribeiro : Precisamos investir na defesa como queremos investir. J estamos agindo. Estamos fazendo convnio com os Estados do Norte, com participao das secretarias. Quero levar em frente o Sistema nico de Sanidade Agropecuria [Suasa]. um programa maravilhoso que ser feito com os Estados aonde nossa defesa mais uma vez ser colocada sob prova.

Valor: E a febre aftosa?

Mendes Ribeiro : Pedi para o Jos Carlos Vaz fazer o seguinte. O que eu preciso para ter o pas livre da aftosa com vacinao? Ele me disse: "Hoje, ministro, ns temos uma posio tranquila, o trabalho est muito bem feito, ns temos aes com os Estados no Nordeste para que isso tenha tranquilidade". T bem, o que vocs precisam? Verifique junto com a secretaria. Dinheiro? Vamos dar dinheiro.

Valor: Precisa de mo de obra?

Mendes Ribeiro : Vamos dar. No vai faltar ao de governo para que a defesa, no Brasil, seja comprovada no dia a dia.

Valor: E a aftosa no Paraguai?

Mendes Ribeiro : H dez dias j se foi a Mato Grosso do Sul, a secretria de l j agiu. A relao com os Estados fundamental. Eu vou chamar aqui na semana que vem todos os coordenadores de bancadas dos Estados do Parlamento, deputados e senadores. As polticas agrcolas dos Estados e da Unio precisam andar juntas e o importante que eu j fiz a reunio com os secretrios. Importante que o ministrio saiba como no atrapalhar. E como preciso ajudar.

Valor: E as dvidas rurais?

Mendes Ribeiro : Eu quero uma poltica agrcola consistente. Eu quero um seguro-renda que ser mais barato para o governo do que pagar depois. Agora, estou atrs do dinheiro do seguro [R$ 74 milhes esto contingenciados pela Fazenda].

Valor: E quanto s reclamaes dos produtores?

Mendes Ribeiro : Eu sempre digo: no me venha falar em dvida. Querem conselho meu? No falem em dvida. Vamos produzir. A dvida tem que ser uma preocupao do governo para ver como vai incentivar o setor. Eu tenho que pensar nisso, pensar uma soluo. Temos que ver quanto plantou, quanto colheu, quanto deve. Por que no vamos pagar isso em produto?

Valor: Como sua relao com o ministro Guido Mantega? Est resolvido o oramento?

Mendes Ribeiro : Tenho boa relao com o Mantega. Pedi para ele cuidar de mim, no me esquecer, no me abandonar. Quero apenas o oramento necessrio para fazer. Eu preciso de sinais, eu preciso de avanos e isso se faz gradativamente. Eu no tenho pressa. Quem tem pressa o nosso agricultor.

Valor: E esse contingenciamento atrapalha?

Mendes Ribeiro : Vivo tentando [desbloquear]. Algumas vezes consigo. [51% do oramento foi contingenciado]. Vamos indo. Uma coisa por vez. No quero jogar presso na ministra Miriam [Belchior, do Planejamento].

Valor: O que o sr. far na Conab, um foco de acusaes de corrupo?

Mendes Ribeiro : A Conab extremamente qualificada e a funo dela fundamental para a agricultura. Agora, o funcionrio est desmotivado. Eles esto com vrios projetos em estudo.

Valor: O sr. vai mudar a diretoria?

Mendes Ribeiro : Tive uma boa impresso dos que l esto. Quando vim para o ministrio, disse que eu vou mudar sem mudar. Eu tenho que mudar a forma de fazer. s vezes, as pessoas esto mal encaminhadas, mal orientadas. E se for preciso, mudo pessoas. Por enquanto, quero saber se eu posso avanar com os que a esto. O que eu preciso pensar no diretor financeiro. A, eu preciso pensar, preciso de tempo. Marcelo Melo [diretor de Abastecimento] foi meu colega deputado, conheo ele. Tenho boas referncias do Silvio Porto [diretor de Poltica Agrcola]. O presidente [Evangevaldo Moreira] me passou uma boa impresso. Ele abriu todo o processo de investigao que eu citei. Ele tem me informado de tudo que peo. Ele est com um procurador da AGU acompanhando as coisas. Ele est criando uma coordenao jurdica permanente.

Valor: E o que o sr. pretende mudar na atuao?

Mendes Ribeiro : No entendo essa histria de carregar produto daqui pra l [PEP, VEP]. Eu levo a semente do Rio Grande do Sul para Mato Grosso. Mas o que isso? Eu quero uma poltica de racionalizao de custo. De aproveitamento, que as coisas possam avanar. Por que no silos? Por que no fazer um programa de armazenamento que possa proteger o produtor.

Valor: As mudanas na cpula do ministrio j acabaram?

Mendes Ribeiro : Vou sobrecarregar a mim e chamar o Jos Carlos Vaz para me ajudar. Tambm vou chamar o secretrio de Poltica Agrcola, o Caio Rocha, que algum que conhece a agricultura, que eu conheo e confio. Tambm quero pegar o [ex-deputado] Silas Brasileiro para nos ajudar. Gostaria de ter o Silas em duas posies: como assessor especial livre para atuar em todas as reas e no caf. Talvez tenha que optar por uma delas e no posso, quem sabe, o deixar fazer o que ele gostaria de fazer. Pode ser assessor especial. A, o Silas quer o caf e o que vai acontecer?

Valor: Pode-se dizer que houve uma "faxina" no ministrio?

Mendes Ribeiro : Estamos fazendo quietos. Muita gente j saiu. Pode ver o dirio oficial. Daqui, da Conab, da Denacoop, do Gabinete. A reforma do ministrio estratgica para, politicamente, as coisas andarem da forma que precisam andar.

Valor: Como se faz isso quieto?

Mendes Ribeiro : Eu no quero nadar de braada. Eu quero que o ministrio ande. Eu quero ser propositivo como sempre fui na minha vida poltica. Hoje, eu quero me integrar com o Desenvolvimento Agrrio.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1541
Total: 3.908.004
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/