- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Plantações de laranja sofrem com a falta de chuvas

29/09/2011
Na região de bebedouro, os frutos estão murchando por falta de água, com isso a colheita deve ter redução de 5% este ano

23/09/2011 - 10:34
Caminhos da Roça

O estado de São Paulo é o maior produtor de laranja no país, com participação de 75% no mercado. Este ano o Ministério da Agricultura previa uma colheita record de 377 milhões de caixas, mas a seca no estado deve reduzir essa estimativa.

O produtor Walter Stamato Filho, tem uma fazenda na região de Bebedouro, no interior paulista, e colhe 200 mil caixas por safra. Ele conta que até o mês de julho as frutas estavam bonitas e não havia sinais de queda na produção. A partir daí, o cenário mudou. Nos pomares pode-se perceber como a seca afetou a plantação. A falta de chuva fez com que as frutas caíssem antes da hora e as que não caíram, perderam peso e ficaram bastante murchas. O produtor explica que como a chuva não cai a cerca de 90 dias, o pé de laranja sente falta de água e para se hidratar ele tira da própria fruta para sobreviver.

Somente nas plantações do Senhor Walter, 5% da produção está perdida. No estado de São Paulo esta porcentagem aumenta para 10%, uma estimativa que faz a colheita do estado cair para 340 milhões de caixas da fruta.

O produtor ainda afirma que a perda só afeta o bolso de quem planta, pois a venda é de acordo com o peso da fruta, já as indústrias ganham pelo suco mais concentrado, portanto não terão prejuízos. A perda é nossa, produtores que tem a queda de fruta e a fruta murcha no pomar, conta Walter.

Para o presidente da Associtrus, Flávio Viegas, a estiagem nesse período pode atrapalhar o plantio da próxima safra. Porque agora vamos dizer, nós estamos nos preparando pra florada, então se a seca for muito intensa vai ter efeito na próxima safra, se não nós vamos ficar limitados ás perdas dessa safra.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 240
Total: 3.921.042
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/