03/10/2011 Segundo o Euromonitor, em um artigo publicado em maio passado, em 2010 o mercado de sucos cresceu 5% retomando as taxas de crescimento pr-recesso e projeta-se que esse forte crescimento se mantenha at 2015.
Importantes mudanas que se observam no mercado permitem a continuidade de crescimento da demanda apesar da queda ou da estabilizao da demanda em alguns dos mercados tradicionais.
O mercado de suco 100% que cresceu em 2010 graas preocupao com a sade exigir novas estratgias para manter seu crescimento, pois devido ao seu alto preo, depende dos mercados maduros dos pases desenvolvidos . A menos que se invista fortemente em marketing desta categoria de produto, o suco 100% perder sua posio de liderana no futuro. Segundo o Euromonitor, a liderana em 2015 ser das bebidas a base de sucos com at 24% de suco.
A China j ultrapassou os EUA em volume de suco e at 2015 superar os EUA em valor, apesar de a China consumir produtos com baixo teor de suco, enquanto os EUA consomem predominantemente suco 100%%, mais caro, mas considerado mais saudvel.
J no mercado russo, a preferncia pelo suco 100%, devido crescente preocupao com uma dieta mais saudvel que limita o crescimento dos refrigerantes, o que representa uma boa oportunidade para o crescimento do mercado de sucos.
A categoria de sucos 100% foi a que mais cresceu na Rssia. O seu crescimento foi de 90% em valor desde 2005 e corresponde metade do faturamento do setor de sucos. Nesse pas, os sucos so considerados produtos para serem consumidos em ocasies especiais, o que representa uma oportunidade para os produtos de maior valor, mas por outro lado indica que essa categoria fica mais sujeita a flutuao causada por problemas na economia.
O autor conclui que a busca por produtos mais saudveis e a melhora da renda representa uma grande oportunidade para o crescimento do mercado de sucos e chama a ateno para o fato de que o conceito de ?saudvel? varia de mercado para mercado e precisa ser bem compreendido para que os diversos mercados sejam atendidos adequadamente.
A concluso mais importante que podemos tirar do artigo que, ao contrrio do que as indstrias tm propalado para justificar os preos pagos aos produtores, o mercado de sucos cresce em volume e valor.
Fonte: Flvio Viegas - Presidente da Associtrus
|