- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Campo: a nova fronteira da tecnologia

25/09/2011
Fonte: http://informationweek.itweb.com.br/4602/campo-a-nova-fronteira-da-tecnologia/

Mobilidade e integração de soluções para melhorar qualidade de produto se destacam no trabalho das companhias mais bem colocadas nesta categoria

O agronegócio promete colocar o Brasil na vitrine do mundo com muita tecnologia aplicada ao setor. Entre as empresas mais bem colocadas no ranking de As 100+ Inovadoras no Uso da TI, são diversos os casos de inovação nos quais os ganhos de produtividade se destacam. As soluções empregadas mostram a proximidade da TI com as áreas de negócio e a visão precisa na hora de adotar novidades.

Eliminando barreiras

Na Citrovita, a inovação tem acompanhado o crescimento da empresa nos últimos três anos. A produtora de suco de laranja concentrado acompanha a expansão do agronegócio brasileiro e o aumento da demanda com o aquecimento das exportações e do mercado nacional. Mas para manter a competitividade, a companhia tem se dedicado a eliminar gargalos que impedem a produtividade maior.

Uma dessas barreiras ao crescimento foi eliminada com a ajuda da TI e, talvez por iniciativas assim, que refletem diretamente no produto final, a companhia venceu a categoria Agropecuária e está entre as dez primeiras do ranking geral. A área ajudou, por exemplo, a melhorar a qualidade da laranja que entra na fábrica. Esse insumo é responsável por 70% do custo do produto final e se algo não estiver em conformidade toda a cadeia produtiva é afetada. ?Trabalhamos a agricultura de precisão para melhorar isso?, comenta o gerente de TI, Humberto Shida.

A área de tecnologia adotou uma solução que mistura computadores de bordo, GPS e integração com o ERP para inovar o modo como é feita a pulverização nas plantações. ?Atualmente, isso é feito somente onde é preciso aplicar o produto. Antes, era feito em grandes porções das fazendas?, explica Shida. Com isso, conseguiu-se maior produtividade e eliminação de custos.

A TI também ajudou na solução biométrica usada na colheita. Cerca de cinco mil funcionários possuem coletores que identificam o fruto ainda nas fazendas. Essa novidade tem contribuído para a diminuição dos riscos na produção e das fraudes. O maior controle proporcionou mais agilidade e produtividade.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 628
Total: 3.923.133
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/