- Quinta-Feira 28 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Comércio Injusto

17/10/2011
O cartel das esmagadoras, cada vez mais rico, poderoso, mais concentrado e verticalizado continua atuando no sentido de excluir produtores e trabalhadores do setor.

Os pomares prprios da indstria aumentaram em muito o poder de mercado das processadoras que, no enfrentando nenhuma disputa pela matria prima, retardam as negociaes, o que propicia condies para imposio de contratos de adeso leoninos. Adicionalmente, propiciam-lhe condies para iniciar antecipadamente a colheita e a contratao das melhores equipes de colhedores e os melhores transportadores.

A fruta da indstria tem prioridade de descarga nas fbricas, o que propicia aos trabalhadores contratados pelas esmagadoras maior produtividade e ganho, mesmo recebendo valores menores por caixa que os pagos pelos produtores independentes.

Os produtores independentes, impedidos de executar a colheita no ritmo necessrio, esto tendo enormes perdas. Como j comentamos anteriormente, ao receberem da indstria no mximo 1/3 das autorizaes necessrias para um bom andamento das colheitas, os produtores esto tendo perdas de produo causadas por queda e deteriorao da fruta, perda de peso, aumento de descontos arbitrrios, pois no baseados na fruta efetivamente descartada, aumento de custo de colheita e frete.

Os trabalhadores so afetados pela perda de empregos e de remunerao, pois o baixo ritmo de colheita reduz o nmero de empregos e o ganho dos trabalhadores, que so remunerados por produo.

O mesmo ocorre com os caminhoneiros que ficam at 72 horas nas filas na porta das indstrias, sem infraestrutura adequada que propicie um mnimo de conforto, transformando os caminhes em silos. Os caminhes, que poderiam realizar cinco a seis viagens na semana, fazem apenas uma viagem! Mesmo cobrando fretes maiores, os motoristas recebem apenas uma frao do que poderiam ganhar.

As instituies, do executivo, legislativo e judicirio e parte importante da mdia fingem no ver ou agem como se nada estivesse ocorrendo ou manifestam-se e atuam abertamente no sentido de encobrir os crimes, sob o argumento de que esto defendendo esse importante setor industrial contra os concorrentes norte-americanos. Entretanto, esses concorrentes no existem, pois a mesma indstria controla o mercado de suco na Flrida e, nos EUA, o produtor tem uma remunerao justa e a indstria nunca ousaria submet-lo s condies a que so submetidos os produtores brasileiros, pois sabe que l as instituies funcionam e so implacveis com os que transgridem as leis.


Fonte: Flvio Viegas
Presidente da Associtrus

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 2310
Total: 3.908.773
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/