- Quinta-Feira 28 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Seção técnica +


Preço da laranja afeta difusão do greening dos citros

27/10/2011
Antonio Tubelis**

Os relatrios semestrais que o produtor de frutos ctricos obrigado a entregar para a CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuria), da SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de So Paulo), vo permitir esclarecer como ocorre a difuso do Greening dos Citros nas condies edafo-climticas, de tecnologia de cultivo e de mercado, dentre outras, no Estado de So Paulo.

As informaes fornecidas pelos produtores esto sendo armazenadas em computador e, quando forem analisadas, vo permitir saber como se d a difuso da doena. No futuro, elas vo revelar o pr que de as atuais prticas de controle da doena no esto produzindo os efeitos esperados (TUBELIS, 2009).

Como o armazenamento sistemtico das informaes recente, muito cedo para se chegar a alguma concluso. Contudo, as primeiras informaes sobre a citricultura paulista e sobre a epidemiologia do Greening no Estado de So Paulo j esto sendo divulgadas.

Com base nos relatrios enviados em 2010, o CDA/SAA constatou que havia 17.888 produtores, 19.152 propriedades e 239.244.729 plantas ctricas na citricultura paulista, no quarto trimestre de 2010 (MELO, 2011).

No que diz respeito doena Greening dos Citros, verificou-se que 40,60% dos pomares estavam contaminados com a doena no primeiro trimestre de 2010. No segundo trimestre esse ndice aumentou para 43,60%. Em continuidade, decresceu para 36,26% e 33,56%, respectivamente, no terceiro e no quarto trimestre de 2010 (MELO, 2011).


Figura 1. Pomares contaminados por Greening dos Citros no Estado de So Paulo, em 2010/11 (Fonte: CDA/SAA)


A contaminao de pomares por Greening apresentou tendncia de alta entre o primeiro e o segundo trimestre, e tendncia de baixa entre o segundo e o quarto trimestre, todos em 2010. O ndice aumentou em +7,4% do primeiro para o segundo trimestre, diminuiu em -16,8% do segundo para o terceiro trimestre, e diminuiu em -7,4% do terceiro para o quarto trimestre.

Estas informaes so muito importantes porque revelou, pela primeira vez, que a quantidade de pomares com Greening no Estado de So Paulo varia com a poca do ano.

O autor deste artigo de divulgao de opinio que a variao ocorrida fruto de fatores como potencial de difuso da doena, prticas de controle da doena, manejo agronmico dos pomares, preo da caixa de laranja, e estmulos governamentais produo, entre outros.

Como o bolso o segundo ponto mais sensvel do produtor, o preo da caixa de laranja deve ter contribudo sensivelmente para a variao da quantidade de pomares contaminados por Greening.

Em 2009 o preo pago pela indstria pela caixa de laranja era to baixo que praticamente se igualava ao preo de colheita, mais carregamento e transporte da fruta para a indstria. O preo era to baixo que equivalia ao produtor colocar praticamente de graa a sua produo no ptio da indstria de suco de laranja.

Revoltados com a situao, produtores em todas as regies do Estado de So Paulo deixaram de colher seus pomares, os frutos se desprenderam dos ramos, caram no cho e apodreceram no cho do pomar.

Essa situao perdurou at o primeiro semestre de 2010 e corresponde ao perodo de aumento na quantidade de pomares contaminados por Greening, mostrado na Figura 1.

De repente, em maio-junho de 2010, o preo da caixa de laranja apresentou forte alta e se aproximou do valor do custo de produo dos produtores independentes (ASSOCITRUS, 2010).

Este fato perdurou at o final da safra e corresponde ao perodo de queda no nmero de pomares com Greening ocorrido no terceiro e no quarto trimestre de 2010 (Figura 1).

O produtor de laranja aceitou de bom grado o preo praticado pela indstria e acreditou que iria se recuperar das dvidas acumuladas nos bancos. Contudo, no final de 2010, as indstrias de suco de laranja j noticiavam que no poderiam continuar pagando mais que R$11,00 pela caixa de laranja.

A anunciada queda de 22% no preo a ser pago pela caixa de laranja na safra de 2011/12 deve ter mexido de novo no bolso do citricultor. Prevendo a perda na receita, o produtor freou os investimentos na lavoura. Em conseqncia deste fato, o ndice de pomares contaminados por Greening no Estado de So Paulo apresentou dois aumentos expressivos. A quantidade de pomares contaminados foi de 44,03% e de 48,06%, respectivamente, no primeiro e no segundo trimestres de 2011 (CDA/SAA, 2011).

Decorre do exposto que existe estreita correlao inversa entre o preo da caixa de laranja pago pela indstria e o nmero de pomares contaminados por Greening dos Citros no Estado de So Paulo.

Este fato revela que o preo da caixa de laranja pago pela indstria uma varivel que tem efeito direto na difuso do Greening dos Citros no Estado de So Paulo.

As informaes publicadas pelo CDA/SAA tambm revelaram que a quantidade de pomares com Greening dos Citros aumentou entre 2010 e 2011. O aumento foi de 3,95%, do primeiro semestre de 2010 para o primeiro semestre de 2011.

Na hiptese de essa tendncia de aumento no ndice no apresentar alterao com o passar do tempo, todos os pomares do Estado de So Paulo estaro contaminados pela doena em 14 anos (at 2025), tornando mais difcil a sustentao econmica da Citricultura Paulista.

Por outro lado, o aumento na quantidade de pomares com Greening dos Citros no primeiro semestre de 2011 j era esperado, pois no incio de 2011 deixou de existir um dos dois fatores que propiciaram queda na difuso do Greening dos Citros no 3 e no 4 trimestre de 2010 (TUBELIS, 2011).


BIBLIOGRAFIA
ASSOCITRUS. Planilha de custo de produo de laranja para indstria. Associtrus, Bebedouro, 2010. 5 p.
MELO, C.A. Nmeros da citricultura no Estado de So Paulo. Disponvel em http://www.centrodecitricultura.br. Acesso em julho de 2011.
TUBELIS, A. Greening dos Citros, preveno e controle. Botucatu, 2009. 61 p.
TUBELIS, A. Queda na difuso do Greening dos Citros. Disponvel em http://www.associtrus.com.br. Acesso em setembro de 2011.

** Consultor, Ex-Professor Titular da UNESP. www.pomarsadio.com

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1412
Total: 3.907.875
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/