- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Governança da produção e competitividade

30/11/2011
Antnio M. Buainain e Hildo Meirelles de Souza Filho, O Estado de S. Paulo, 29/11/11

Com cerca de US$ 2 bilhes em exportaes, investimentos em pomares, processamento e logstica, a cadeia brasileira do suco de laranja criou condies de competitividade para assegurar liderana e crescimento no mercado internacional. No o que vem ocorrendo. A produo e a exportao brasileira se encontram praticamente paralisadas h 10 anos, o que atribudo estagnao do mercado e agora crise internacional, como se produtores que respondem por 3/5 do consumo mundial do suco nada tivessem que ver com o problema da demanda. Independentemente de fatores externos, a situao no pomar no nada confortvel. A incidncia de doenas, os custos de produo e os conflitos entre citricultores e processadores tm aumentado e aos poucos vo erodindo os ganhos de competitividade que tiveram no passado. Pior ainda, o padro produtivo conflitivo-concentrador, alm de travar o dinamismo da cadeia, tem impactos sociais e econmicos indesejveis nas regies onde a laranja fonte de ocupao, renda e riqueza. intrigante que tudo isso ocorra num cenrio de boas perspectivas no mercado de sucos em pases emergentes.

O quadro conflituoso entre citricultores e processadores no novo. Data da dcada de 1990, quando as empresas esmagadoras foram impelidas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econmica (Cade) a cessarem condutas anticompetitivas no mercado de laranja. Em 2006 a Operao Fanta, da Polcia Federal, recolheu supostas provas de continuidade do conluio entre as empresas processadoras para controlar o mercado de laranja em prejuzo dos citricultores. imprensa citricultores se dizem lesados por quebras contratuais; alguns demandam indenizaes e aguardam uma deciso do Cade a respeito do processo de cartel. O sentimento entre muitos de que a atividade se tornou extremamente arriscada e invivel. Implantar e manter um pomar custa caro, o investimento de longo prazo e a receita muito incerta, pois depende de preos extremamente volteis, cuja formao desprovida de transparncia. Com esse nvel de expectativas, no de estranhar que belos pomares do interior de So Paulo estejam sendo substitudos por cana, provocando concentrao nos dois segmentos, que hoje sofrem com investimentos insuficientes, elevao de custos e incertezas institucionais.

Est cada vez mais claro que a sustentabilidade dos negcios depende hoje, e cada vez mais no futuro, de sano da sociedade, e que a eficincia tcnica cada vez mais dependente da governana social que regula a atividade. Conflitos entre produtores, trabalhadores e agroindstrias talvez venham a ser o calcanhar de aquiles do agronegcio brasileiro, causa de ineficincias e obstculos mais importante que o dficit de infraestrutura, que se resolve facilmente com racionalidade pblica e institucional para incentivar investimentos na rea.

Alm da bactria do greening, o ambiente da citricultura brasileira parece atacado pelos vrus da desconfiana, risco de excluso e impunidades. Preocupados com esses aspectos, lideranas do setor resolveram criar um conselho, o Consecitrus, nos moldes do Consecana, cujo objetivo estabelecer consenso em torno de novas bases para o funcionamento do mercado de laranja. A iniciativa louvvel, mas ameaa incluir apenas o grupo dos maiores produtores e processadores.

O modelo concentrador insustentvel e indesejvel num pas que busca reparar o seu passado com polticas de incluso social, valorizao do trabalhador e do meio ambiente. A criao de conselhos e a nova direo anunciada pelo governo para as polticas agrcolas so positivas. Entretanto, resultados sustentveis somente sero alcanados se os fruns abarcarem no apenas grandes produtores rurais e capites da indstria, mas tambm produtores e trabalhadores que se encontram ameaados de excluso, transformando-se assim em verdadeira instncia de negociao, e no de imposio de solues.

Os direitos autorais pertencem ao(s) autor(es) e veculo citados.
O acesso fonte da publicao pode ser exclusivo para assinantes.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1967
Total: 3.911.959
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/