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Agronegócio e classe C levam o interior de São Paulo a liderar consumo no País

05/12/2011
Sustentado pela renda do agronegcio da cana-de-acar, o interior paulista foi a regio que mais ampliou gastos com alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza neste ano, frente at dos mercados "queridinhos" do consumo, como o Nordeste e o Centro-Oeste. O desembolso com esses itens cresceu 14,8% no interior do Estado de So Paulo no primeiro semestre em relao a igual perodo de 2010, revela pesquisa exclusiva da Kantar Worldpanel.

Enquanto isso, as vendas nacionais desses produtos aumentaram, em mdia, 10,4% entre janeiro e junho deste ano. No Nordeste e no Centro-Oeste, o consumo subiu 11,7% em cada regio. "Foi a primeira vez desde 2007 que o interior de So Paulo registrou a maior taxa de crescimento de consumo de itens vendidos nos supermercados em relao s demais regies do Pas", observa Christine Pereira, diretora comercial e responsvel pelo estudo.

Semanalmente, a empresa especializada em pesquisa domiciliar visita 8.200 lares em todo o Pas para radiografar o consumo de uma cesta com cerca de 100 produtos.

Pela pesquisa, no primeiro semestre, a quantidade comprada de produtos no bsicos aumentou 10,2% no interior paulista e 6% no Pas, ao passo que o consumo de bsicos caiu 3,1% no interior de So Paulo e subiu 0,3% na mdia de todas as regies. Os maiores aumentos nos volumes no interior paulista foram para bebidas (7,6%), limpeza (6,5%) e perfumaria (5,8%).

S as quantidades compradas de detergente lquido, sorvete e cerveja, por exemplo, cresceram 142%, 101% e 71%, respectivamente, no primeiro semestre deste ano em relao ao mesmo semestre do ano passado.

Cada vez que uma famlia do interior de So Paulo foi s compras de comida, bebida e artigos de higiene e limpeza ela gastou R$ 16,64, cifra 14,4% maior que a mdia do Pas (R$ 14,59). O desembolso mdio da famlia de classe C do interior paulista, de R$ 16,11, superou o gasto mdio do brasileiro no 1. semestre.

Classe C. Christine atribui o crescimento excepcional do consumo do interior paulista ao aumento do nmero de famlias da classe C, aquelas com renda mensal entre R$ 2.180 e R$ 5.450. "A classe C forte no interior de So Paulo e as classes D e E no Norte e Nordeste", ressalta a executiva. As classes D e E tm renda de at R$ 2.180, segundo os critrios usados na pesquisa.

De 2007 para 2011, o interior de So Paulo ganhou 700 mil lares da classe C, o dobro do acrscimo que houve no mesmo perodo na Grande So Paulo (350 mil) para essa classe de renda, diz Christine. Com isso, essas famlias da classe C do interior de So Paulo passaram a responder por 47% do consumo de alimentos, bebidas e produtos de higiene e limpeza da regio, ante 41% do total das compras no Brasil.

Cana-acar. O pano de fundo do forte crescimento do consumo de alimentos, bebidas e produtos de higiene e limpeza no interior paulista a riqueza proporcionada pela indstria sucroalcooleira. Pesquisa da Kantar Worldpanel mostra que as maiores taxas de aumento do consumo no primeiro semestre ocorreram exatamente nas regies ligadas produo de cana-de-acar.

Nas contas da RC Consultores, a renda da cana-de-acar deve somar neste ano R$ 34,9 bilhes. E a maior parte dessa cifra fica no Estado de So Paulo, o principal polo de produo de acar e lcool do Pas.

"A receita do produtor de cana-de-acar acaba sendo o principal indutor do crescimento para outros segmentos da regio, como os prestadores de servios, a construo civil e o comrcio varejista", afirma Fabio Silveira, scio diretor da consultoria e responsvel pelas projees.

Ele observa que o processo de gerao de riqueza cumulativo, isto , vem ocorrendo h vrios anos por causa do aumento dos preos do acar e do lcool. Entre 2009 e outubro deste ano, o preo do acar ao produtor em real mais que dobrou (103%) e o do etanol subiu quase 60%. A valorizao dessas commodities disseminou a riqueza entre os setores da economia da regio.

Essa a percepo do diretor da Associao Paulista de Supermercados (Apas) da regio de Bauru, que engloba 20 municpios, Erlon Godoy Ortega. "A cana-de-acar est mais estabilizada neste ano, e isso gera emprego, renda e consumo", diz o empresrio, que dirige a rede de supermercados Serve Todos, com seis lojas no interior paulista.

Ele observa que as grandes redes varejistas como Walmart, Carrefour, Po de Acar e Makro, por exemplo, esto no interior do Estado com lojas de "atacarejo", mistura de atacado com varejo, para disputar com as empresas regionais esse filo de mercado. "Hoje o mercado de consumo do interior no deve nada ao da capital", diz Ortega.

Ele conta que as maiores vendas por metro quadrado so das redes regionais de supermercados, que ficaram muito competitivas, especialmente por causa do avano das gigantes do setor. Alm da melhoria na gesto das redes regionais, ele observa que um certo bairrismo dos consumidores deu fora s pequenas empresas na disputa com as grandes redes. De qualquer maneira, ele frisa que o fator decisivo competitividade.

Jeito caipira. "Metade da populao do interior paulista de classe mdia", afirma Joo Sanzovo, diretor de Sustentabilidade da rede Ja Serv, com 28 lojas no interior. Ele diz que tem notado, h algum tempo, a ascenso das classes D e E para a classe C, mas s neste ano esse movimento teve impacto no consumo local. No primeiro semestre do ano passado, os dados da Kantar Worldpanel mostram que as vendas do interior tinham crescido apenas 3,6% sobre as de 2009.

"O consumidor do interior comeou a gastar mais s agora por causa do jeito caipira de viver", brinca Sanzovo. Ele explica que a populao do interior mais cautelosa e prefere primeiro consolidar os ganhos antes de ir s compras. No primeiro semestre, a sua rede, por exemplo, ampliou entre 15% e 18% as vendas ante o mesmo perodo de 2010.

Na rede Savegnago, uma das maiores do interior, com 22 lojas, que acaba de comprar 5 pontos de venda do Carrefour, o crescimento foi de 15,23% no primeiro semestre, ante o mesmo perodo de 2010. "O desempenho superou nossas expectativas", diz o diretor superintendente, Sebastio Edson Savegnago.

Entre os produtos que puxaram o crescimento esto itens no bsicos, como perfumaria e bebidas quentes. "As vendas de xampus aumentaram 35% e o crescimento de bronzeadores foi expressivo", diz o empresrio. Segundo ele, o consumo est sendo impulsionado pela classe C e pela gerao de renda da cana-de-acar. A empresa, com sede em Sertozinho (SP), tem a maioria das lojas no corao do setor sucroalcooleiro do Estado.

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