- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Audiência com ministro Roberto Rodrigues registra fato histórico para a citricultura.

23/05/2005
A convite da Associtrus, pela primeira vez, reuniu-se grupo de empres?rios representantes das pequenas processadoras de suco brasileiras para, em conjunto, participarem de audi?ncia p?blica com o Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.

Na ocasi?o, a Associtrus encaminhou of?cio com cr?ticas ao parecer favor?vel do SEAE/SDE, aprovando, sem restri?es, a compra da Cargill pelos grupos Cutrale e Fischer.

Neste documento, a Associa??o dos Citricultores discorda de v?rios pontos aceitos como suficientes para garantir a desejada concorr?ncia no mercado, dentre eles a men??o de que 19 pequenas f?bricas (distantes do cintur?o citr?cola de S.Paulo) e que segundo a Revista Veja representam 1% do mercado de suco, s?o consideradas pelo SEAE/SDE como capazes competir com as quatro gigantes do setor.

Das 19 f?bricas aceitas pelo SEAE/SDE como op??o para o produtor comercializar sua safra, a maioria encontra-se a dist?ncias superiores a 1500 km, inviabilizando o transporte. Acrescente-se que, de acordo com fontes do setor, 50% delas provavelmente est?o desativadas e, das que sobram, algumas s?o pequenas a ponto de n?o terem capacidade para processar sequer a pr?pria fruta!

N?o por acaso as grandes ind?strias se instalaram no cintur?o citr?cola de S.Paulo, pois, sabidamente, a qualidade do suco obtido pelas frutas dessa regi?o ? de qualidade superior e esse ?detalhe t?cnico? tamb?m n?o foi levado em conta na an?lise em quest?o.

Desta forma, a Associtrus encaminhou pedido de revis?o da an?lise, uma vez que ela aprova, sem restri?es, aumento da assimetria de for?as existentes no setor, situa??o que est? excluindo n?mero cada vez maior de citricultores da atividade.

Na mesma audi?ncia, os representantes das pequenas empresas encaminharam ao ministro pauta de solicita?es comum com a Associa??o visando garantir melhores condi?es de opera??o no mercado internacional de suco uma vez que tamb?m s?o atingidas pela grande concentra??o em torno dos quatro maiores grupos existentes.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 624
Total: 3.923.129
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/